Câmara esclarece que o PDM do Funchal prevê o novo Hospital da Madeira e acusa Governo de “incapacidade” para avançar com a obra

Funchal Câmara A
A Câmara do Funchal critica declarações do secretário Amílcar Gonçalves sobre eventuais entraves do PDM para a construção do novo Hospital da Madeira. A autarquia diz que o PDM já está preparado para a nova estrutura hospitalar.

A Câmara Municipal do Funchal, em nota assinada pelo vereador com o Pelouro do Ordenamento do Território na CMF, Bruno Martins, vem esclarecer declarações do secretário regional das Infraestruturas e Equipamentos, Amílcar Gonçalves, sobre “alegadamente o novo PDM do Funchal condicionar a construção do novo Hospital, e às subsequentes ameaças de suspensão parcial do mesmo, por parte da SRIE”.

Diz a autarquia que “o Governo Regional não avança com o novo Hospital por manifesta incapacidade. Primeiro a culpa era de Lisboa, agora é do novo PDM e, no futuro, os culpados serão, porventura, os doentes, por continuarem a adoecer”. E aponta mesmo ser “totalmente falso que o novo PDM condicione a construção do novo hospital, o qual, no que diz respeito à Câmara Municipal do Funchal, podia começar a ser construído já amanhã. O novo PDM não só acolhe e integra todas as medidas preventivas que se exigem para este novo equipamento, como vai mais longe, e ajusta o seu modelo de ordenamento e o programa de execução ao novo Hospital”.

A nota da autarquia refere, também, que “a Câmara Municipal do Funchal, no sentido de prevenir a habitual inoperância por parte do Governo Regional, já iniciou um plano de urbanização para a zona em questão, no qual se inclui obviamente o novo hospital, e que ficará concluído até ao final do ano de 2018 e, portanto, muito antes de sequer ser lançada a primeira pedra. A construção do novo hospital não depende, contudo, da conclusão do referido plano de urbanização, o que torna ainda mais sofrível a posição pública assumida hoje pela SRIE”

A Câmara reitera estar “contra qualquer suspensão do PDM, sendo pertinente recordar que foi esse o expediente que viabilizou algumas das maiores irresponsabilidades urbanísticas da História da Madeira. A SRIE devia ter noção, antes de avançar publicamente com este tipo de interpretações inócuas e ridículas, que não basta plantar um novo hospital no Funchal, sendo impreterível criar condições urbanísticas para todo o território envolvente, tanto ao nível dos acessos, como ao nível do edificado”.

O atual Executivo Municipal mostra-se a favor da construção do novo Hospital, “tanto como todos os madeirenses. Infelizmente, também já todos percebemos que o Governo Regional não será capaz de cumprir com as suas promessas, investindo, pelo contrário, neste tipo de terrorismo informativo, que só envergonha quem o pratica”.