Filipe Sousa “dá” nova central de comunicações aos Bombeiros de Santa Cruz e vai a Lisboa tratar de mais 30 efetivos

Santa Cruz Bombeiros aniversário A
Filipe Sousa inaugurou hoje a sala de comando e a central de comunicações dos Bombeiros de Santa Cruz.

A corporação dos Bombeiros Municipais de Santa Cruz assinala hoje o seu 86º aniversário e o acontecimento foi assinalado com a inauguração da nova sala de comando e a nova Central de Comunicação do quartel. E mais investimentos estarão para vir, segundo afirmou o presidente da autarquia, Filipe Sousa.

Bombeiros de Santa Cruz
Filipe Sousa anunciou que irá a Lisboa esta semana para resolver o recrutamento de 30 novos efetivos para os Bombeiros.

A nova central de comando, segundo refere uma nota dos serviços de comunicação da Câmara, “está apetrechada com os mais recentes meios informáticos e permite seguir, através da ecrãs, o trabalho real no terreno e as chamadas de socorro”.

Filipe Sousa destacou que a atual presidência da autarquia “está empenhada em valorizar o trabalho dos bombeiros, bem patente no esforço e no investimento que tem sido feito, nomeadamente na aquisição de equipamento de proteção individual, viaturas, melhoria das instalações. Muito mais será feito no corrente ano, quer no quartel sede dos bombeiros, quer na secção da Camacha”.

O autarca anunciou, ainda, que esta semana tem reuniões em Lisboa com vista ao recrutamento de 30 novos efetivos.

Filipe Sousa sublinhou, por outro lado, que a Taxa Municipal de Proteção Civil só é polémica para alguns partidos e para aqueles que “olham para os bombeiros como fantoches e não percebem o esforço que as câmaras municipais têm que fazer para dar  dignidade a quem está ao lado da população sempre que é necessário.” Garantiu, por isso, que a taxa vai continuar, até porque os resultados estão à vista. Muitos investimentos foram feitos com uma taxa que custa apenas 80 cêntimos mensais por família.

Agradeceu, por último, ao Serviço Regional de Proteção Civil, na pessoa do Capitão José Dias, pela disponibilidade sempre demonstrada, e lançou um desafio aos governos regional e nacional para que os bombeiros não sejam o parente pobre do Orçamento de Estado. Defendeu, a propósito, verbas do OE para as câmaras com bombeiros municipais.

Na cerimónia usaram também da palavra o comandante José Ferro, que agradeceu os investimento feitos por parte da autarquia, e o Capitão José Dias, do Serviço Regional de Proteção Civil, que também destacou o investimento municipal e regional naquela corporação.