Associação Raquel Lombardi promove concerto solidário de guitarra clássica no “Baltazar Dias”

A Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi promove às 21 horas desta sexta-feira, dia 12 de Janeiro, o concerto “UNIDOS a Alírio Diaz”, que decorrerá no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Este concerto, complementado por uma exposição de guitarras clássicas, é uma iniciativa solidária da supracitada agremiação, em homenagem a Alírio Dias, e é protagonizado pelo seu filho Sénio Diaz, guitarrista e professor no Conservatório de L’Aquila, com a participação especial de Luciano Lombardi (guitarra clássica), Yury Rykunov (dança), Violante Saramago Matos e António Barroso Cruz , estes dois últimos padrinhos deste evento.

Alírio Díaz, refere a organização, foi um guitarrista e compositor venezuelano clássico (1923/2016) e um dos compositores e guitarristas mais proeminentes de seu país. Hoje é uma referência internacional para todos os que se dedicam a conhecer a guitarra clássica. Tem uma Fundação com o seu nome, onde se realiza um concurso internacional de guitarra, de dois em dois anos.

Muitas composições foram dedicadas a Díaz, incluindo Invocación y Danza, do compositor espanhol Joaquín Rodrigo.

Desde 1974, o Comitê Internacional de Guitarra Alírio Diaz homenageia a arte deste virtuoso venezuelano e celebra seu inestimável contributo para o ensino e aprendizagem da guitarra clássica.

Paralelamente a este concerto será exibida uma colecção particular de guitarras de luthiers de renome internacional nomeadamente:

1963 – Ignacio Fleta;

1867 –  Antonio de Torres;

1931 – Francisco Simplicio;

1989 – Andrea Tachi – 11 Strings

1990 – Coclea –  Andrea Tachi

1979 – Jerónimo Peña Fernandes

1991 – Masaru Kohno – modelo Maestro.