Albuquerque com agenda muito preenchida para terça-feira

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, tem amanhã uma agenda bem preenchida.  Às 11h30, participa na cerimónia de entrega de Prémios às Bordadeiras de Casa, na Adega do IVBAM (Rua 5 de Outubro). às 12:00, estará numa entrega de donativos, ao abrigo do Programa de Recuperação de Imóveis Degradados (PRID), destinadas a famílias que perderam as suas casas nos incêndios de Agosto de 2016. A cerimónia decorrerá no auditório da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, à Rua João de Deus.

Já às 13 horas Albuquerque vai a um almoço, inserido no Concurso de Presépios, dirigido a instituições de cariz social, nomeadamente Centros de Convívio, Comunitários, de Dia, Acolhimento e Lares de Idosos do Concelho do Funchal, com o intuito de assinalar a época natalícia. Trata-se de um iniciativa da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal – Garota do Calhau, e decorre no Centro Comunitário das Murteiras (Santa Maria Maior).

às 15h30, o presidente recebe, para uma apresentação de cumprimentos, o Comandante do Aeródromo de Manobra n.º3 do Porto Santo.

E finalmente, às 16 horas, o governante visitará a exposição temporária “O Natal na Casa da Calçada”, na Casa Museu Frederico de Freitas.

Esta é uma iniciativa que já ultrapassou a sua décima edição e procura proporcionar ao visitante uma visão mais intimista do Natal, na base da recuperação das tradições com que o mesmo era celebrado, no passado.

Todo o acervo relacionado com a temática natalícia é valorizado, explica comunicado do GR. Exibem-se as figuras, as caixas de presépio e as representações do Menino Jesus. Realça-se a pintura relacionada com a Natividade e a Adoração dos Reis Magos. Revivem-se rituais festivos e montam-se as mesas especialmente engalanadas, com belos serviços de mesa, bordados, cristais e pratas reluzentes. Multiplicam-se os objectos que saem das reservas do museu para serem mostradas especificamente nesta quadra.

Este ano, a proposta surge diferente e renovada, graças à colaboração com o Museu Quinta das Cruzes, integrando um interessante e significativo conjunto de peças novas no circuito da Casa da Calçada e conferindo-lhe, assim, uma outra visão, mais alargada, da “Festa” madeirense.

A visita à exposição “O Natal na Casa da Calçada” é gratuita para todos os interessados, de 12 de Dezembro até 13 de Janeiro, estando aberta de terça a sábado, das 10h00 às 17h30, com excepção dos dias feriados.