A Juventude Comunista da Madeira, JCP, reuniu esta manhã com a Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) com o intuito de perceber quais são os principais problemas e preocupações dos alunos do ensino superior.
A AAUMa, refere a JCP à imprensa, mostrou os obstáculos que encara em prestar apoios aos alunos mais desfavorecidos, relativamente às Bolsas de Alimentação: num universo de cerca de 3500 alunos só é possível atribuir cerca de 70 bolsas ao longo do ano, o que é manifestamente pouco.
A questão dos transportes públicos, por outro lado, foi abordada como grande preocupação da JCP, sendo apontada a proposta do PCP quanto à criação do passe Sub-23, já apresentada e posteriormente chumbada na Assembleia Regional.
Outra grande questão é o valor das propinas. A JCP sublinha que desde sempre se afirmou como sendo completamente contra a existência de propinas, e a AAUMa demonstrou essa mesma vontade, afirmando que irá lutar para o fim gradual das mesmas.
Em relação à nova plataforma You Copy/We Copy, a JCP mostra-se apreensiva, uma vez que esta “é uma plataforma não efectiva e não possui a eficácia necessária aos estudantes”. Deveria servir como complemento e não de substituição da papelaria/centro de cópias, opinam. A JCP demonstra, portanto, “total desagrado” em que disso tenha resultado a transformação do antigo espaço da papelaria numa sala de estudo apenas para os voluntários e alguns associados da AAUMa, “como uma espécie de discriminação aos restantes alunos da Universidade”.