O projeto Mistic Seas foi premiado nos Atlantic Project Awards 2017.
O projeto destinou-se a conceber uma metodologia comum para a monitorização da biodiversidade marinha na região da Macaronésia, nomeadamente das populações de espécies marinhas de cetáceos, tartarugas e aves.
Visa ainda estabelecer um roteiro comum para melhorar a coordenação na implementação da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha na sub-região da Macaronésia, em Portugal (Açores e Madeira) e Espanha (Canárias).
Segundo uma nota de imprensa hoje divulgada pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, a cerimónia de entrega de prémios aconteceu hoje em Glasgow, na Escócia.
Ao MISTIC SEAS foi atribuído o prémio para a categoria Proteger, consolidar e melhorar o meio marinho e costeiro.
Os Atlantic Project Awards, estabelecidos em 2016, são projetados para homenagear histórias de sucesso, alcançadas por projetos na área geográfica coberta pela Estratégia Atlântico que mostrem relevância para a implementação do Plano de Ação do Atlântico.
Os prémios do Projeto Atlântico deste ano serão entregues numa cerimónia de prestígio que decorre na 4th Atlantic Stakeholder Platform Conference, no dia 8 de novembro de 2017, no Centro de Tecnologia e Inovação da Universidade de Strathclyde, na Escócia, no Reino Unido.
Os prémios do Projeto Atlântico 2017 são distribuídos por cada uma das seguintes 6 categorias:
- Empreendedorismo e inovação
- Ambiente marinho e costeiro do Atlântico
- Acessibilidade e conectividade
- Sustentabilidade
- Cooperação internacional
- Prémio Especial
Veja o vídeo do projecto em https://youtu.be/eT1qiPRfFTk