Festa com tradição na capela do Livramento na Ponta do Sol

Sílvio Mendes
No próximo domingo, 15 de outubro, na capela do Livramento, situada na freguesia da Ponta do Sol, vai ser celebrada a festa de Nossa Senhora do Livramento.
Uma das características do arraial é o cortejo das açucenas (beladonas) que são colhidas nas serras do Loreto, no Arco da Calheta.

Na quinta-feira, dia 12 de Outubro, às 8 horas, haverá a concentração das pessoas junto ao bar Livramento para irem para a apanha das açucenas e às12 horas far-se-á o encontro dos grupos com as flores e com instrumentos tradicionais junto ao miradouro de São Tiago, nos Canhas, iniciando-se depois o cortejo das flores até à capela do Livramento.
Uma caminhada feita com muita animação e na qual se integra um grande número de pessoas que assim mantêm uma tradição com muitos anos.
No dia 13 de outubro, às 19 horas, será recitado o terço e às 19h30 principiarão a novena e missa dos jovens.
A celebração da novena e missa da véspera da festa será no sábado, dia 14, às 19h30, antecedida do Terço às 19 horas.
A festa decorrerá no domingo 15 de outubro sendo a Eucaristia celebrada pelas 16 horas, seguida da procissão.
Em todos estes dias haverá arraial com atuações  do brinquinho tradicional madeirense na quinta-feira, dia 12 e do cantor madeirense Bryan Wilson às 22 horas da sexta-feira, dia 13, ao que se seguirá o DJ PaulG.
No sábado às 12 horas haverá uma girândola e depois atuará a banda «Seca Pipas». Às 22 horas o conjunto «Electro Band» animará o arraial junto á capela e à meia noite será a vez de Rúben Aguiar cantar.
Esta festa, no domingo terá a atuações da Banda Municipal da Ponta do Sol às 12 horas e às 18h30, bem como o conjunto «Cachaços da Junta» a partir das 20h30.
A festa na capela do Livramento é celebrada sempre no domingo a seguir ao dia 9 de outubro.