José Moniz e Carolina Boulhosa venceram duatlo BTT do Funchal

Decorreu durante a manhã do passado domingo, no Chão da Lagoa, o VII Duatlo / Duatlo Jovem BTT do Funchal, prova pontuável para os Campeonatos Regionais de Triatlo,  sendo também esta a segunda e última etapa do Campeonato Regional de Duatlo BTT , e a 13ª dos Campeonatos Regionais e Clubes Jovens, tendo a particularidade de ser a prova de triatlo disputada a maior altitude em território nacional, refere uma nota da Associação Regional de Triatlo da Madeira.

Iniciando-se o programa competitivo pela prova principal, disputada como em edições anteriores na distância Super-Sprint, na qual se incluem os juvenis, sendo esta uma das poucas oportunidades de competirem com os escalões superiores, pôde verificar-se o que na maior parte das vezes acontece nesta vertente, um numero infindável de alterações nas posições cimeiras, fruto de uma maior ou menor agilidade e destreza com a bicicleta de BTT por parte dos atletas, à qual se junta os habituais precalços mais frequentes no BTT do que na estrada, salienta o comunicado de imprensa.

“No segmento de corrida inicial Bruno Freitas (Ludens de Machico/Máxima Dinâmica) destacou-se ligeiramente da concorrência nos 2500m de corrida inicial, mas rapidamente sendo alcançados por José Moniz (Individual), um Bttista por natureza, que saltou logo para a liderança na primeira metade do 10kms que componham o segmento de BTT, vencendo no final com mais de um minuto de vantagem para Bruno Freitas, e José Vieira (CD Escola de Santana) que com um BTT de muito bom nível acabou desta forma por completar o pódio absoluto”, refere a nota.

Já nas senhoras, Carolina Boulhosa (GD Corticeiras) venceu confortavelmente sobre Joana Sousa (CD Aquático / Venda do Sócio), após uma boa recuperação no BTT, que lhe permitiu anular a desvantagem para Joana no segmento inicial de corrida, e conseguir vantagem confortável para a corrida final.

Em Juvenis, escalão jovem que viu o seu segmento de BTT encurtado em uma volta (quatro voltas) em comparação à prova principal, ois vencedores destacados foram João Marote (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica) e Margarida Roque (CF Andorinha).

Volvida a prova principal, havia lugar às provas jovens, num percurso mais rolante e encurtado comparativamente à prova principal e que permitia um melhor acompanhamento da prova por parte dos familiares e apoiantes.

Em termos competitivos verificaram-se vitórias no escalão de Benjamins, nomeadamente para Óscar Góis (Grupo Desportivo Corticeiras) e Margarida Góis (Ludens de Machico), em Infantis para Bernardo Teixeira (CF Andorinha) e Leonor Ferro (CD Aquático), e em Iniciados novamente a dupla do ACD Jardim da Serra, Gonçalo Santos e Bruna Belo, não permitiram grandes oportunidades à concorrência.

Colectivamente o clube vencedor da prova principal foi o Ludens de Machico/Máxima Dinâmica, enquanto que nos jovens, em masculinos a vitória foi para o CF Andorinha e em femininos novamente para o Ludens de Machico.

A ARTM como entidade organizadora desta competição agradece o apoio de várias entidades publicas, em especial à Câmara Municipal do Funchal, Parque Ecológico do Funchal, AMDpt e SER – DRJD e F.T.P. A organização registou igualmente o forte apoio, das seguintes empresas e entidades: Autozapecar; Europcar; Socorro Madeira; MZ-Bike e Clinica Dentária do Fórum Machico.