Ricardo Sousa considera “deplorável” situação dos animais errantes resgatados pela Câmara de Machico

O candidato social-democrata à Câmara Municipal de Machico considerou hoje “deplorável” a situação em que se encontram os animais errantes e abandonados resgatados pelos serviços camarários.

Após uma reunião com a associação ANIMAD, Ricardo Sousa afirmou que as condições do ‘canil municipal’ apresentam muitas deficiências. “Pelas informações que nos são transmitidas pelas associações e pela própria população, os animais encontram-se subnutridos e o seu estado de saúde não é seguido por especialistas, apresentando, por isso, alguns problemas de saúde, tanto físicos como psicológicos”, disse.

Além disso, refere o candidato, os animais estão todos juntos e não estão esterilizados, correndo-se o risco de aumentar a população de cães e gatos. Há vários cães acorrentados e ao relento, expostos ao sol e à chuva, pois não há casotas suficientes. As condições para os voluntários desempenharem as suas funções não são também as melhores, acrescentou.

“Perante este cenário pouco abonatório da tanta propaganda do executivo camarário e muito dinheiro já gasto ao longo de todo o mandato, o PSD fará tudo o que estiver ao seu alcance para cumprimento da legislação em vigor”, garantiu Ricardo Sousa.

Nesse sentido, o candidato social-democrata pretende criar a figura de médico-veterinário de município, cumprindo, deste modo, a lei, fazendo dispor de instalações condignas para os animais e apoiando as políticas de apoio e educação para a sua  protecção.