
O novo parque infantil da vila da Calheta está a suscitar críticas por parte dos visitantes que demandam este concelho em época estival. Tudo porque a Câmara Municipal gastou 200 mil euros numa infraestrutura sem sombra para as crianças. Um reparo que, ao que nos informam no local, já foi feito à autarquia mas que ainda não teve qualquer eco.
Este espaço lúdico está implantado na cobertura do parque de estacionamento junto à praia, na Praceta 24 de junho. Foi construído pela empresa “Somuros-Obras Públicas e Particulares, Lda” e as atrações são vistas como “muito interessantes” por parte das famílias. A Câmara Municipal da Calheta tem o mérito de “ter criado um espaço necessário e interessante”, com “variedade de jogos lúdicos”. No entanto, “peca por não ter nenhum espaço verde que proporcione sombra às crianças”, com temperaturas altas que a Calheta tem sempre, em particular no verão”.
O parque está dividido em duas partes, sendo que a primeira, logo à entrada, é destinada a crianças dos 6 aos 12 anos, tendo como principal atração um barco gigante com diversos pontos de interesse e um baloiço para crianças com mobilidade reduzida. A segunda parte, virada para o mar, é reservada aos mais pequenos, também ela desenhada de forma criativa.

O moderno parque tem, segundo revelam os populares, “pouca utilização durante o dia, dadas as altas temperaturas e a ausência de sombras”, pelo que só ao fim da tarde, início da noite, é mais procurado pelos visitantes, locais e fora da Calheta. Um “desperdício” que urge remediar para rentabilizar esta infraestrutura lúdica.
Numa futura intervenção da autarquia, a população também sugere que a área vedada do parque, que dá para o desaguar da ribeira vizinha, tenha “uma vedação mais alta em nome da prevenção de incidentes”.

Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





