
O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, considerou quarta-feira, na última audição regimental da Assembleia da República, que o Governo Regional fica “com um “osso duro de roer” dada a complexidade de aferir os custos / benefícios da utilização dos meios aéreos na Região.
Em resposta às questões colocadas pela deputada social democrata madeirense Sara Madruga da Costa, sobre o Relatório de utilização de meios aéreos na Madeira, Jorge Gomes referiu que o relatório é claro no sentido da possibilidade técnica da utilização desses meios, mediantes determinadas condições competindo ao Governo Regional a difícil tarefa de analisar o custo / benefício dessa utilização.
A dificuldade dessa tarefa fez com que o Governo Regional tenha determinado a constituição de uma estrutura de missão para estudar a forma a adotar e os custos, disse o secretário de estado que ainda pediu desculpas à deputada Sara Madruga da Costa por se ter esquecido de enviar o Relatório à Assembleia da República tendo assumido o compromisso de o fazer chegar ainda hoje a todos os deputados.
A deputada madeirense questionou ainda a ministra sobre se “o governo da república está disponível para efetuar numa perspetiva global e nacional a contratação dos meios aéreos já que essa contratação é sempre mais eficiente e vantajosa”.
A ministra respondeu dizendo que “o Governo da República está disponível para colaborar com o Governo Regional em matéria de proteção civil como sempre o fez no passado e certamente o fará no futuro”.
Quanto à viabilidade da utilização dos meios aéreos no combate aos incêndios, Constança Urbano de Sousa disse ainda que “os meios aéreos têm condições para operar e que muitas vezes não é possível operar nos incêndios o que é frustrante.”
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





