Um novo espaço de charme e tradição no Funchal: Quinta Savoy inaugurada até ao final do ano

A futura Quinta Savoy estará ligada ao novo hotel através de um viaduto pedonal. (Foto Rui Marote)

* Com RUI MAROTE

Terá jardins e latadas, alpendres virados para o mar, casinha de prazeres e terreiros empedrados de calhau rolado. Tudo isto no coração da cidade. Será assim a nova Quinta Savoy, um espaço de charme e tradição a surgir na Rua Imperatriz Dona Amélia até ao final deste ano.

Trata-se de um projeto de cariz hoteleiro, mas que alia a revitalização paisagística à recuperação histórica de uma das zonas nobres do Funchal.

O novo espaço, que surge integrado no plano de construção do Hotel Savoy Palace, irá acolher restaurante, casa de chá e bar, oferecendo serviços e experiências não só a quem nos visita mas a toda a população.

Projeção de como será a futura quinta a nascer no Funchal, aninhada entre os jardins e a vista sobre o mar.

Junto ao Jardim Savoy, local onde abundam as árvores frondosas e belos recantos ajardinados, a sul da rua da Imperatriz Dona Amélia, irá então surgir a nova Quinta Savoy, um edifício que pretende recriar as antigas quintas madeirenses, apreciadas pela sua tradição, charme e glamour.

Segundo o FN apurou, a preocupação das equipas técnicas envolvidas tem sido enquadrar o novo empreendimento à sua envolvente, algo que os responsáveis dizem ter sido conseguido “devido à sua localização privilegiada, transferindo assim um conceito adequado à atmosfera romântica que se pretende”.

Os promotores dizem que o novo espaço será inaugurado até ao final do ano. (Foto Rui Marote)

A Quinta Savoy terá um restaurante, uma casa de chá e um bar abertos ao público com acesso através da rua da Imperatriz Dona Amélia.

O restaurante ocupará todo o primeiro piso, onde se destaca um generoso alpendre “com uma bela e desafogada vista para o mar, para o jardim Savoy e para um magnífico terreiro”, sublinham.

A casa de chá e o bar ocuparão todo o piso térreo e um pátio coberto, onde várias arcadas transportarão os visitantes para um espaço de esplanada interligado ao terreiro.

O terreiro será um prolongamento da quinta, composto por zonas verdes e empedrados de seixo/calhau rolado, e ficará ladeado por uma pequena latada, vulgo corredor madeirense, que conduzirá a uma agradável casinha de prazeres, lugar aprazível para contemplar o mar.

O charme das antigas quintas, aliado à hotelaria.

A Quinta Savoy estará também interligada ao novo hotel através de uma ponte pedonal sobre a rua da Imperatriz Dona Amélia, que funcionará como extensão do solário das piscinas, ao nível do seu terraço, onde existirá um bar Lounge para os clientes.

De acordo com os dados recolhidos, tudo aponta para que a Quinta Savoy seja inaugurada até ao final deste ano, sendo parte integrante do Hotel Savoy Palace, um projeto hoteleiro de 500 quartos que se junta às restantes quatro unidades geridas pela Savoy Hotels & Resorts, do Grupo AFA: Hotel Royal Savoy e Hotel Savoy Gardens, no Funchal, Hotel Savoy Saccharum e Hotel Savoy Calheta Beach, na Calheta.

Com data de conclusão prevista para daqui a um ano, a futura unidade hoteleira tem vindo a transformar a área envolvente à Avenida do Infante pela sua volumetria. Um assunto controverso, não só do ponto de vista técnico, mas também alvo de crispação política em ano de eleições autárquicas.

Enquanto o edifício continua na sua fase pura e dura de construção, fica aqui um vislumbre de como será a fachada do novo Savoy Palace.