Projeto sensibiliza jovens para a Madeira turística e a arte de “bem receber”

SONY DSC
Serão disponibilizados materiais didáticos, de forma gratuita, como mochilas, estojos, réguas, pins, um livro para colorir sobre a história das ilhas da Madeira e Porto Santo. Foto Rui Marote

‘’Descubra a Madeira – Turismo na Escola’’ é um projeto que foi apresentado hoje pelas Secretarias Regionais da Educação e da Economia, Turismo e Cultura, que tem como objetivo formar e informar os mais jovens da importância que se reveste o facto de a Madeira viver do turismo.

Há mais de 200 anos que a Região é considerada um destino turístico, muito devido ao seu carater hospitaleiro. Formar e informar os mais jovens de que o arquipélago vive e depende do turismo é uma boa estratégia para que esta atividade continue a revelar um crescimento positivo. É esse o mote da inciativa.

Esta iniciativa de criar um projeto, que estará em vigor durante três anos letivos, isto é de 2017 a 2020, visa educar e sensibilizar as 16 mil crianças dos 1º e 2º ciclos para o turismo e para a ‘’arte do bem receber’’ como disse o Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho. Para isso, ambas as secretarias disponibilizarão materias didáticos de forma gratuita como mochilas, estojos, réguas, pins, um livro para colorir sobre a história das ilhas da Madeira e Porto Santo, entre outros, de forma a serem utlizados em tempo escolar.

Jorge Carvalho diz que este projeto vem valorizar ‘’as escolas e os alunos, mas acima de tudo vem criar uma dinâmica social, por também envolver os encarregados de educação e respetivas famílias e professores.’’.

Eduardo Jesus, Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura afirma que ‘’Descubra a Madeira – Turismo na Escola’’ só faz sentido com a colaboração de toda a comunidade educativa. O governante afirma ainda que este projeto tem uma responsabilidade social acrescida visto que a Madeira depende muito do setor turístico.

 

Margarida Silva e Diana Ferraz (texto)