Submarino ‘Arpão’ chega amanhã ao Funchal, para assinalar centenário de ataques de submarinos alemães à cidade

Foto: Autoridade Marítima

Segundo informa o Comando da Zona Marítima da Madeira, o submarino da Marinha Portuguesa, NRP Arpão estará no porto do Funchal a partir de amanhã e até ao dia 29 de Maio, assinalando o centenário dos ataques dos submarinos germânicos à cidade, no decurso da Grande Guerra (1914-18), mais precisamente nos anos de 1916 e 1917.

O ‘Arpão’ acabou de ser construído em 2010 na Alemanha e transporta uma guarnição de 44 militares. Pode embarcar mais 14 pessoas, nomeadamente um eventual comando do Destacamento de Operações Especiais da Marinha, tropas de elite para ataques cirúrgicos e dissimulados em determinados pontos estratégicos. O ‘Arpão’ pertence à classe Tridente e tem realizado múltiplas missões, vigiando a área marítima de interesse nacional. Também tem marcado presença em exercícios nacionais e internacionais.

Na manhã de 28 de Maio, diversas personalidades estarão presentes a bordo, para uma demonstração de capacidades da embarcação. Entre elas, o representante da República, Ireneu Barreto, entre outras entidades regionais.

Entretanto, o submarino estará também aberto a visitas da população, amanhã, dia 26 das 13h30 às 19 horas e das 20h30 às 22 horas. No sábado, haverá visitas das 10 ao meio-dia, das 13h30 às 15 horas e das 20h30 às 22 horas. No dia 28, domingo, o submarino poderá ser visitado das 16 às 19 horas e no horário das 20h30 às 22 horas.

As visitas ao submarino serão efectuadas em grupos de doze pessoas. Crianças de menos de 12 anos não têm a entrada permitida, e o submarino não está equipado para receber pessoas de mobilidade reduzida.

Entretanto, outro navio da Marinha Portuguesa, o NRP Gago Coutinho, poderá também ser visitado amanhã das 14 às 18 horas e no domingo, no mesmo horário.

O ‘Gago Coutinho’, que também receberá entidades, é um navio oceanográfico e está no Funchal desde 3 de Abril apoiando o reforço da Autoridade Marítima nas ilhas Selvagens e a realizar levantamentos hidrográficos.