Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música dá concerto a 8 de Abril no Funchal

 

 

O Conservatório/Escola Profissional de Música da Madeira (CEPAM) é o responsável pela organização da XVI Edição da OJ.COM – Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, que se está a realizar de 2 a 9 de Abril de 2017. Trata-se de um projecto de implementação de um estágio para jovens instrumentistas, visando potenciar ao máximo as vivências e as competências de jovens músicos, confrontando-os com provas de selecção para integrarem a referida orquestra e para apresentação de um grande concerto.

A referida Orquestra foi criada em 2002 pelos Conservatórios públicos nacionais – Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Funchal e Ponta Delgada – com o objectivo de proporcionar aos seus alunos a prática orquestral.

Esta orquestra reúne-se anualmente num estágio organizado, rotativamente, por cada uma das escolas envolvidas.

O primeiro estágio da OJ.COM aconteceu na Região Autónoma da Madeira no ano lectivo de 2001-2002, tendo a respectiva organização sido da responsabilidade do CEPAM, tendo-se repetido no Funchal em 2009.

Anualmente, os alunos participantes são seleccionados nos vários conservatórios pelo maestro que assume a direcção artística, convidado pelo conservatório organizador. Durante o estágio, os ensaios de naipe são assegurados pelos professores do conservatório que recebe o estágio, refere uma nota de imprensa.

O responsável pela selecção dos 76 jovens foi o maestro Pedro Neves.

A semana de ensaios culminará com a realização de dois concertos: um no Centro de Congressos da Madeira, no dia 8 de Abril (sábado) pelas 15h00, e outro no Centro Cultural de Belém, no dia 28 de Abril (sexta-feira), no âmbito dos  “Dias da Música”. A entrada no concerto da Madeira é, informam-nos, livre.

O programa inclui a interpretação de uma obra do compositor e clarinetista madeirense Francisco Loreto, intitulada Fantasia Sinfónica “A Contemplação da Matéria”, em três movimentos. Segue-se o primeiro andamento do Concerto para Violino e Orquestra de Jean Sibelius, Op. 47, com Lia Yeranosyan (Porto) como solista.

O concerto prossegue com a interpretação da quarta sinfonia de Joly Braga Santos.

Pedro Neves é o maestro convidado para dirigir o projecto da OJ COM Madeira 2017. Maestro titular da Orquestra Clássica de Espinho, assumiu também o cargo de maestro convidado da Orquestra Gulbenkian. Actualmente é doutorando na Universidade de Évora, sendo o seu objecto de estudo as seis sinfonias de Joly Braga Santos.

Foi maestro titular da Orquestra do Algarve entre 2011 e 2013, e é convidado regularmente para dirigir a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Joensuu City Orchestra (Finlândia).

No âmbito da música contemporânea tem colaborado com o Sond’arte Electric Ensemble, com o qual realizou estreias de vários compositores portugueses e estrangeiros, realizando digressões pela Coreia do Sul e Japão, com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, e com o Remix Ensemble Casa da Música.

É fundador da Camerata Alma Mater, que se dedica à interpretação de repertório para orquestra de cordas, e com a qual tem recebido uma elogiosa aceitação por parte do público e da critica especializada.

Em 2013 e 2014 teve compromissos com as mais importantes orquestras portuguesas, dos quais se destacam a realização de um programa dedicado a Luís de Freitas Branco, com a Orquestra Gulbenkian, um programa dedicado a Poulenc com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e um programa dedicado à morte e ressurreição com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, interpretando obras de Messiaen e Mahler.