Sérgio Marques visita segunda-feira trabalhos nas ribeiras de São João e João Gomes

joao-gomes1O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus visitará o troço a montante das Ribeiras de São João (Ribeira Grande de Santo António) e de João Gomes, pelas 15h do próximo dia 13 de fevereiro, segunda-feira, a propósito de intervenções em curso de Reabilitação e Revitalização e Preservação do equilíbrio  do corredor fluvial.

Estas Intervenções de reabilitação fluvial decorrem das preocupações do Governo Regional com o objectivo de restauração de processos naturais, de conservação, preservação e valorização da rede hidrográfica e como medida de gestão e de redução do Risco de Aluvião.

joao-gomes2Há um profundo, intenso e permanente trabalho efetuado a montante, que embora  não seja visível  é tão importante como aquele que é mais exposto.

As referidas intervenções são sobretudo aplicáveis em linhas de água localizadas fora das áreas urbanas, como é o caso e, portanto, complementar das intervenções de regularização e canalização nos troços urbanos

Objetivos específicos da intervenção:

-Diminuição da carga sólida acumulada no leito e nas margens fluviais, potencialmente disponível para ser transportada pela ribeira em situação de cheia

-Corte e limpeza de vegetação invasora

-Estabilização do leito natural e proteção das margens fluviais com 10 metros de largura, assegurando o equilíbrio dinâmico da linha de água

-Condução de vegetação adequada nos corredores fluviais

joao-gomes3Os trabalhos a decorrer inserem-se numa lógica de planos estratégicos e integrados de reabilitação da rede hidrográfica, onde se pretende reparar e revitalizar os ecossistemas de fundo de vale, medida importante na gestão do risco.

Nestes planos a limpeza e conservação de linhas de água é entendida com uma ação fundamental para a sustentabilidade de uma bacia hidrográfica. Não basta desassorear ou regularizar as margens se não houver  uma estratégia.

A limpeza das ribeiras deve ser uma ação que promova o seu equilíbrio.  Uma linha de água em equilíbrio só é possível com conservação e manutenção, e este equilíbrio é um fator de valorização do território e garantia das condições de segurança e qualidade de vida das populações.

joao-gomes4