Noite do Mercado do Estreito com fogo de artifício e muita animação

unnamed-7É já amanhã, dia 22 de Dezembro, que acontece a já tradicional Noite do Mercado do Estreito.

O mercado do Estreito estará aberto a partir das 08h00 da manhã e as bancas de venda de verduras e frutas funcionarão ininterruptamente até às 03h00 do dia 23. A animação da festa da Noite do Mercado iniciará pelas 20h00 e terminará às 05h00. O evento contará com dois palcos de animação e fogo-de-artifício às 00h00.

Da programação destaque para o palco principal que ficará na Praça do Mercado e contará com cânticos tradicionais de Natal e música popular, onde irão actuar vários artistas: Sofia Camacho, Os Lordes, Bryan Wilson e DJ Frazzo.

O segundo palco, no parque de estacionamento do antigo mercado, está vocacionado para um público mais jovem, contando com a actuação dos DJ’s SIL, Luís Gonçalves, DJ OVERULE & Mc Landu Bi, entre outros artistas regionais. Ao nível de barracas de comes e bebes, o evento conta com cerca de 25 espaços.

Relativamente ao parque de estacionamento e atendendo ao crescimento que a Noite do Mercado do Estreito tem tido e à grande afluências de pessoas de fora da localidade, haverão dois parques de estacionamento abertos a noite inteira: o parque do Centro Cívico do Estreito (pago) e o parque do Hipermercado Continente (gratuito).

O trânsito sofrerá alterações com o encerramento de vias entre as 19h00 e as 05h00): Rua José Joaquim da Costa, Rua do Mercado, Alameda do Mercado.

Condicionamento entre as 19h00 e as 05h00) na Rua dos Lavradores – Trânsito em sentido único ascendente; Rua Cónego Agostinho Figueira Faria – Trânsito em sentido único ascendente.  No que concerne ao estacionamento, este encontrar-se-á interdito nas seguintes vias ou espaços; Parque de Estacionamento do antigo mercado; Rua do Mercado; Rua dos Lavradores.

O presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, salienta que na edição deste ano da Noite do Mercado do Estreito, o Serviço Municipal de Proteção Civil “procedeu ao desenvolvimento e implementação de um Plano de Coordenação de Evento próprio, no âmbito da Segurança e Proteção Civil, que contempla a montagem de um Posto de Coordenação Operacional, com a valência de Primeiros Socorros, nas instalações do Centro Comunitário Vila Viva, localizado no edifício do Mercado do Estreito. Com efeito, e em articulação com Polícia de Segurança Pública e a Corporação de Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, será alocado um contingente operacional conjunto de cerca 28 elementos, sendo de destacar o recurso, em permanência e preventivamente, de duas viaturas de socorro e emergência, nomeadamente um Veículo Ligeiro de Combate Incêndios (VLCI) e uma Ambulância de Socorro (ABSC), por forma a proceder a uma intervenção célere e eficaz, na eventualidade de registo de um incidente ou acidente”.

Por outro lado, por forma a garantir segurança no recinto ao ar livre e a salvaguarda e proteção de pessoas e bens, a autarquia irá dotar as infraestruturas provisórias (barracas, restaurantes, palcos, etc.), com os meios e equipamentos de 1ª intervenção necessários e adequados à eventualidade de ignição de um foco de incêndio, designadamente através da disponibilização de Mantas Ignífugas e Extintores de Pó Químico ABC, que serão distribuídos em pontos estratégicos da área de intervenção.

Note-se que a adoção desta medida é uma iniciativa pioneira em eventos realizados na Região e visa reforçar a segurança das pessoas e prevenir a deflagração de incêndios acidentais