Lígia Correia deverá presidir a nova Administração de Portos a partir de Janeiro

ligia-correia

*Com Rui Marote

O FN apurou junto de fontes portuárias que uma nova equipa de gestão entrará em funções no âmbito da APRAM – Administração de Portos da Região Autónoma da Madeira, a partir de Janeiro.

De acordo com as nossas fontes, o Conselho de Administração será presidido por Lígia Correia, uma experiente gestora que esteve no SESARAM e que, há cerca de sete anos, foi vogal da Administração dos Portos. Ao fim e ao cabo, trata-se, portanto, de um regresso a uma área que conhece bem.

Um dos vogais executivos deverá ser Nuno Jesus, que transita de funções na Empresa de Electricidade da Madeira, e que já vinha prestando alguma colaboração com a SRETC.

O outro vogal, por seu turno, será Maria de Fátima Pita Carvalho Correia, que transita do anterior Conselho de Administração da APRAM, presidido por Alexandra Mendonça, que agora se retira, terminando o seu prazo de serviço.

Finalmente, um outro cargo é o de director de operações, que, segundo informaram ao Funchal Notícias, apesar de existir no papel, não era ocupado há uma meia dúzia de anos. Será agora ocupado por Nélio Gouveia, actual responsável pela gestão de instalações em São Lázaro, e que enfrenta alguma contestação por, alegadamente, existirem outras pessoas mais categorizadas para o cargo, enquanto que este candidato ainda é “praticante de piloto”, ou seja, não terá completado os estágios necessários, após a escola náutica, para se assumir definitivamente com a categoria de piloto. Não falta, no meio portuário, quem entenda que há muitos quadros mais habilitados para ocupar tal lugar.

Não reconduzido na administração fica o até agora vogal executivo Marcos João Pisco Pola Teixeira de Jesus.