
No âmbito das eleições para os órgãos sociais da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que se realizarão no próximo dia 6 de Dezembro, realizou-se esta quarta-feira, dia 30, no Funchal, uma sessão de apresentação do Programa Nacional da Lista C – Mobilizar os Psicólogos, liderada por Francisco Miranda Rodrigues.
Foi também apresentado o Programa mais específico para a Delegação Regional da Madeira (DRM), cujo candidato a Presidente é Renato Gomes Carvalho.
Francisco Miranda Rodrigues destacou o carácter transversal a várias áreas de intervenção e participado do Programa da Lista C, que contou com contributos de centenas de psicólogos em o País.
Destacou o exemplo da promoção do autocuidado dos psicólogos e prevenção de riscos psicossociais na profissão como uma das medidas que foi inicialmente proposta pela Madeira.
No âmbito da DRM, Renato Gomes Carvalho sublinhou que o Programa inclui uma visão estratégia e um conjunto amplo de medidas, incluindo o reforço das iniciativas tendo em vista a formação e desenvolvimento pessoal e profissional dos psicólogos da Madeira, a criação de condições para a existência de intervisão e supervisão da prática profissional, a colaboração com as instituições regionais públicas e privadas, a promoção de competências de empregabilidade, a constituição de comissões setoriais para discutir e propor medidas relativas à intervenção psicológica em vários contextos a otimização da gestão e do funcionamento da Delegação, entre outros.
Acima de tudo, referem os candidatos, trata-se de um programa construtivo e abrangente que irá defender a psicologia como ciência e profissão, defender os psicólogos e os utentes dos serviços. Para alem de Renato Gomes Carvalho, na Madeira candidatam-se à Delegação Regional como vogais Cláudio Sousa, Carolina Abreu, Sílvia Brazão, Magda Cunha, Paula Mesquita e Marisa Alexandre.
Para a Assembleia de Representantes, são candidatos Teresa Carvalho, Mónica Cardoso, Leila Pedro e Isabel Rocha.
Estão em condições de votar na Madeira cerca de 300 psicólogos.