Notas da Índia: O culto da beleza feminina

Rui Marote (texto e fotos)

Hoje temos de prestar homenagem à mulher indiana. Olhos expressivos, cabelo bonito, pele macia… a natureza não se enganou com a sua beleza. Muitas ostentam uma pequena marca na testa, que faz parte da “indumentária” característica do país e que está presente como símbolo religioso dos Hindus. A denominação deste símbolo vem da palavra ‘bindu’ em sânscrito, que quer dizer precisamente “ponto”. Usualmente é feito na cor vermelha, colocado entre as sobrancelhas, e chama-se “Bindi”. É considerado um sinal auspicioso, transmitido pela deusa Parvati, significando energia feminina. Antigamente, era usado pelas mulheres casadas, mas não pelas viúvas ou pelas solteiras. Mas hoje isso já não acontece: mulheres de qualquer estado civil usam o bindi. De qualquer modo, a marca na testa relaciona-se com o olho interior ou da “terceira visão” e assinala que o verdadeiro mundo não é o mundo material, mas sim o espiritual.

india
Nos casamentos e em grandes festas as mulheres colocam uma jóia na testa, que se chama Tikka ou Mang Tikka. Mang significa no centro do cabelo, e nada tem a ver com o pontinho na testa a que atrás nos referimos.

O "bindi" no centro da testa
O “bindi” no centro da testa

É um ornamento ideal para olhar para o seu rosto, o preto delineando o aspecto das peles bronzeadas que dá o charme característico aos belos rostos indianos.
A indiana, seja pobre ou rica, desde criança tem o costume de usar jóias – verdadeiras ou não. As ruas estão cheias de vendedores com imitações para os dedos dos pés, tornozelos, para as mãos, para o cabelo e para as orelhas. Mas as ourivesarias a sério são às dezenas, com peças valiosas, para os que as podem comprar. Os indianos são peritos em trabalhar a prata, o ouro e as pedras preciosas, e é raríssimo ver uma ourivesaria sem um cliente. Tudo é vendido a peso, com desenhos muito criativos.

As ourivesarias estão sempre cheias
As ourivesarias estão sempre cheias

O cinema indiano lançou uma série de artistas que começam a ser cobiçadas em Hollywood, e que criaram todo um amplo negócio de cinema paralelo, marcado por dramas, filmes de acção e por musicais. Por outro lado, nas passarelles internacionais, por mais de uma vez, o título de Miss Mundo tem vindo para este pais asiático. Não restam dúvidas de que, em termos do culto da beleza feminina, a Índia é um país assinalável.

Adquirindo ornamentos para os tornozelos
Lojas de tecidos: as clientes sentam-se no chão e são-lhes apresentadas peças de toda a espécie
Lojas de tecidos: as clientes sentam-se no chão e são-lhes apresentadas peças de toda a espécie

FOTOJORNALISTA_VIAGENS_(FN)