BE reúne-se com Rui Gonçalves e insiste na resposta aos problemas sociais

bloco

Na sequência da reunião mantida hoje com o secretário regional das Finanças, a propósito do Orçamento Regional, o Bloco de Esquerda veio a público referir que trouxe algumas preocupações suas ao conhecimento do governante, nomeadamente a necessidade de combater a pobreza e a exclusão social, que são cada vez maiores na nossa região.

“Colocámos ao sr. secretário algumas questões que têm a ver com a necessidade de, enquanto não há novo hospital, rever prioridades para garantir obras de beneficiação, por exemplo do Hospital dos Marmeleiros e doutras infraestruturas na Região que estão em estado de degradação avançada”, referiu o parlamentar Roberto Almada.

O deputado bloquista questionou ainda Rui Gonçalves se não haverá nada para repor o subsídio de insularidade aos trabalhadores da administração pública, se não haverá possibilidade de repor o diferencial fiscal que existia antes do PAEF, recordando que “tínhamos a hipótese de fixar os impostos até 30% mais baixo na Região, e essa é uma medida que do ponto de vista do BE, é fundamental até para combater a pobreza”.

“Curiosamente, não obtivemos da parte do sr. secretário grandes explicações. Não abriu grandemente o jogo em relação àquilo que será a proposta de orçamento regional. Ainda assim, digamos que é um Orçamento que deve responder à pobreza e à exclusão social”, insistiu.