Exposição fotográfica de Rod Costa inaugurada hoje na Biblioteca Municipal do Funchal

rod costa2Será inaugurada hoje à tarde, pelas 18 horas, na Biblioteca Municpal do Funchal, uma exposição de Rod Costa.

Esta exposição surge como uma homenagem a todos os madeirenses que deixaram a sua ilha à procura do seu “american dream”.

A cidade de New Bedford, geminada com a do Funchal desde 1984, conta com a maior comunidade madeirense nos EUA. São cerca de 4% da população da cidade que são originários da nossa ilha e no entanto realizam a maior festa da cidade, em honra do Santíssimo Sacramento, que é ainda considerada como a maior festa portuguesa na América, conseguindo congregar cerca de 300 mil pessoas em 4 dias.   Sempre tive a curiosidade de conhecer New Bedford, no estado de Massachusetts, na costa leste dos EUA.

O artista quer partilhar a “madeirensidade” neste caso concreto nos EUA, o sentimento e saudade que os nossos conterrâneos sentem e demonstram pela nossa ilha. Trazê-la e mostrá-la aqui na Madeira.

rod costa“É observar o que é “nosso” fora da nossa esfera pelos “nossos”. Os emigrantes muitas vezes sentem mais a nossa terra que nós próprios… É uma foto-reportagem feita “in loco” pela “objectiva” dum madeirense, sendo o resultado do trabalho de uma semana, fotografando pessoas, locais e tradições, com especial enfoque na centésima edição da “Feast of Blessed Sacrament”, que é o ponto alto nas festividades da comunidade.   Uma experiência única, emotiva e inesquecível…”, refere.

Em complemento a esta exposição será também exibido o documentário “Festa”, realizado em 2006 pelo luso-descendente Joseph Sousa (neto de madeirenses), que retrata as origens desta festa na Madeira e na cidade baleeira.

Este documentário, que na altura contou com o apoio do Funchal 500 Anos, será exibido pela primeira vez na capital madeirense.

Neste evento marcarão presença alguns elementos da comunidade madeirense de New Bedford, que se deslocam em grupo à Madeira, na primeira quinzena de Setembro, numa romagem de saudade.

Rod Costa nasceu no Funchal em 1978. É licenciado em Ciências da Comunicação, com especialização em Jornalismo.

Frequentou 3 cursos de fotografia. Esta é a 4.ª exposição individual de fotografia que apresenta, tendo integrado igualmente diversas exposições colectivas.

Tem fotografias publicadas em 5 revistas nacionais de fotografia, assim como na revista francesa “PHOTO” e na revista escandinava “SCAN”.

Foi ainda co-autor em quatro antologias nacionais de fotografia em livro. Efectuou um trabalho para o guia turístico oficial de Oslo – Noruega assim como 2 postais. Venceu o 1.º prémio em 3 concursos de fotografia.