Sainz Trueva aposentado a partir de 1 de Agosto

truevaO diretor do Museu de Arte Contemporânea, agora ‘Mudas.Museu de Arte Contemporânea da Madeira’, José Manuel Freitas Sainz Trueva passa à condição de aposentado da Caixa Geral de Aposentações (CGA) a partir de 1 de Agosto.

Sainz Trueva, de 69 anos, foi diretor do Museu de Arte Contemporânea desde Maio de 2001.

Entre as missões que já desempenhou conta-se a de professor de Português e História, na Escola Horácio Bento de Gouveia, e de Português, na Escola Secundária Jaime Moniz.

Foi também chefe de Divisão/Director de Serviços do Património e Actividades Culturais, DRAC-SRTC.

Durante o desempenho destes cargos classificou inúmeros imóveis do património edificado Regional e em exposições temáticas divulgou aspectos menos conhecidos do património cultural móvel da ilha da Madeira.

No Museu de Arte Contemporânea do Funchal (fortaleza de São Tiago) promoveu mostras de artistas plásticos nascidos na Região e ainda exposições de muitos artistas contemporâneos portugueses.

Sainz Trueva tem publicodos textos relacionados com a história, heráldica e património insulares em jornais e revistas, nomeadamente, Diário de Notícias do Funchal, Revista: Islenha, Margem, Atlântico, Espaço arte, Girão, entre outras.

Os seus escritos encontram-se representados em várias publicações e antologias de poesia (Ilha, O Escritor,…).

Sainz Trueva é, por exemplo, co-autor com Nelson Veríssimo, do livro ‘Esculturas da Região Autónoma da Madeira -Inventário’ e, com Rui Carita, da obra ‘Funchal -Roteiro Histórico e Cultural da Cidade’.

Manteve na RTP-Madeira, durante vários anos, um programa de divulgação do património madeirense denominado ‘Retratos do Nosso Património’.

Trueva tem participações em Associações como a Portuguesa de Escritores, a Portuguesa de Casas Antigas,a Portuguesa de Ex- libris, entre outras.

Ainda não é conhecido quem irá substituir Sainz Trueva na direção do ‘Mudas.Museu de Arte Contemporânea da Madeira’, situado na Calheta.