Mostra Penha d’Águia com mais de 2100 visitantes prolongada até 5 de agosto

concurso penha de águiaA mostra itinerante, que se iniciou no passado dia 27 de Junho, na galeria do hall de entrada da Câmara Municipal do Funchal, e que transitou para o Centro Cívico de Santa Maria Maior, desde o passado dia 11 de Julho (até à data) conta já com um número global de mais 2100 visitantes e mais de 10.000 visualizações online, através de várias plataformas afectas à organização e parceiros.

Segundo os números avançados pela autarquia funchalense, de 27 de Junho a 5 de Jullho, a mostra contou com 2012 visitantes, maioritariamente turístas, cidadãos estrangeiros, ao quais se somam mais de meia centena de convidados regionais, na cerimónia pública de revelação de prémios e inauguração da 1ª mostra do projeto.

Ao número de visitantes na Câmara Municipal do Funchal, somam-se ainda os convidados e visitantes do Centro Cívico de Santa Maria Maior, que desde a inauguração, no passado dia 11 de Julho, somam já, várias dezenas de espectadores, visitantes.

Segundo uma estimativa da organização prevê-se alcançar cerca de 2500 visitantes até ao “terminus” da mostra.

Dada a afluência de público, e a motivação para aproximar a arte contemporânea, na especificidade da pintura sobre azulejo, às comunidades locais, a organização encontrou o motivo para prolongar a mostra, por mais uma semana daquela que estava inicialmente previsto.

A 2ª mostra do Concurso Penha d’Águia, atualmente patente no Centro Cívico de Santa Maria Maior será prolongada para além do dia 29 de Julho, passará a estar patente ao público até ao próximo dia 5 de Agosto. Esta 2ª mostra, pode ser visitada no horário de Segunda a sexta-feira, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.

A 2.ª mostra do Concurso Penha d’Águia, deve a sua itinerância ao convite realizado pela Junta de Freguesia de Sta. Maria Maior junto da coorganização, Câmara Municipal do Funchal e Grupo Penha d’Águia, tendo por principal objectivo, divulgar e valorizar as iniciativas culturais do concelho do Funchal, aproximando-as das comunidades locais.

A 2ª mostra do Concurso de Intervenção Artística, sobre painel de azulejo, com curadoria do artísta plástico madeirense Diogo Goes, é uma iniciativa coorganizada pela Câmara Municipal do Funchal e Grupo Penha d’Águia, com aJunta de Freguesia de Sta. Maria Maior e em parceria com a Universidade da Madeira.

Conta ainda com o apoio de outras entidades públicas e privadas.

Refira-se que o Júri do Concurso, atribuíu por unânimidade o Prémio Aquisição á artista plástica brasileira Analice Campos, ex-aluna da Universidade do Porto e a Menção Honrosa pecuniária, a Luís Freitas, um jovem madeirense, estudante da Universidade da Madeira, que frequenta actualmente a Licenciatura de Arte e Multimédia.

Este projecto inserido no Comemorações do 172º Aniversário da marca Penha d’Águia, irá potenciar a divulgação e associação dos trabalhos premiados ao material gráfico da Penha d’Águia .