O Centro Budista do Funchal tem alguns eventos previstos para os meses de Junho e Julho, entr os quais seminários budistas com Maria Nikolaeva, apresentada como mestre em Filosofia pela Universidade de São Petersburgo na área de Psicologia Pessoal, com 33 livros publicados.
Segundo o Centro Budista, a mesma “praticou durante 10 anos com mais de 50 mestres espirituais indianos e ocidentais”.
O primeiro seminário decorre de 17 a 19 de Junho e centra-se nos “três veículos do Budismo: Pequeno Grande o de Diamante”.
O programa é o seguinte:
17 Jun. (sex.) 18h – 20 h Exposição teórica
18 Jun. (sab.) 12h – 18h Prática: a base e 3 métodos de Vipassana
19 Jun. (dom.) 12h – 18h Prática: a base e 3 métodos de Vipassana
O segundo seminário decorre de 24 a 26 de Junho e abordará o tema “Influências no Budismo Tibetano (Tantra, Taoísmo e Bon)”
O programa é este:
24 Jun. (sex.) 18h – 20h Exposição teórica
25 Jun. (sáb.) 12h – 18h Prática: Métodos energéticos Tântricos (Pranayama + Bandhas)
26 Jun. (dom.) 12h – 18h Prática: Métodos energéticos Taoistas (Microcosm construction)
A entrada é livre sem inscrição, com base em doação voluntária.
Entretanto, está programado para o dia 17 de Julho mais um “Dia Vegetariano em Família”. Trata-se, segundo a organização, de uma “deliciosa oportunidade para aprender a fazer uma refeição vegetariana e a comê-la em boa companhia”.
O evento decorre a 17 de Julho, na Escola dos 2º e 3º Ciclos dos Louros, das 11 às 15 horas.
O custo é de “12 mantras” com refeição incluída
Entretanto, será também promovida a iniciativa “Caminhar, Conviver e Meditar & Tertúlia”.
Um evento que “junta uma caminhada com a experiência meditativa… com uma tertúlia e com um piquenique”. Será no sábado, 23 de Julho. O ponto de encontro é às 10h30 no Jardim de Santa Luzia.
O percurso é da Boca da Corrida aos Avicieros. Há uma tertúlia intitulada ‘As Quatro Nobres Verdades’. “Parte do percurso será feita em modo meditativo”, anunciam. O piquenique e a tertúlia será feita debaixo do castanheiro dos Avicieros.