Museu da Baleia e Solar do Ribeirinho premiados

solar do ribeirinho machico
Solar do Ribeirinho.

O Município de Machico, através dos seus Museus, conquistou dois prémios, um na categoria de Melhor Serviço de Extensão Cultural e outro na categoria de Prémio Coleccionador.

O prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) foram atribuídos em cerimónia pública, no passado dia 14, no Museu da Farmácia em Lisboa.

Segundo uma nota do Município de Machico, esta é a primeira vez que os espaços museológicos do Município de Machico são galardoados com primeiros prémios, atribuídos pela APOM.

O Museu da Baleia da Madeira (MBM) foi o vencedor na categoria de Melhor Serviço de Extensão Cultural dos Prémios APOM 2016, de entre várias candidaturas de todo o território nacional.

A atribuição deste prémio representa o reconhecimento, a nível nacional, da qualidade do trabalho desenvolvido na instituição, que teve por base a compilação das atividades desenvolvidas pelo Museu da Baleia da Madeira, no ano de 2015, no âmbito das suas valências: museologia, ciência e educação. As ações foram apresentadas numa relação de continuidade com o passado e enquadradas nas próximas iniciativas da instituição, nunca perdendo de vista aquela que é a missão do museu e o incentivo à envolvência e participação da comunidade.

O MBM é um centro cultural multidisciplinar que se distingue pela diversidade das suas valências, abordando o mar de diferentes formas e constituindo uma mais-valia que se traduz num elevado grau de abrangência cultural.

O MBM através do trabalho e atividades desenvolvidas nas suas áreas de intervenção tem vindo a afirmar o seu valor e a consolidar o importante papel que desempenha a nível cultural, junto da comunidade em geral e da local em particular.

O Núcleo Museológico de Machico – Solar do Ribeirinho, foi o vencedor na categoria de Prémio Colecionador, que contou com a colaboração do coleccionador João Palla Lizardo.

“Esta atribuição, atesta a validade e a importância do investimento cultural e patrimonial do nosso executivo, que sempre privilegiou a cultura machiquense, e a preservação do património cultural”, revela uma nota assinada por Ricardo Franco.

Recorde-se que o Solar do Ribeirinho – Núcleo Museológico de Machico já recebeu duas menções honrosas nos Prémios APOM, uma na categoria de “Melhor Catálogo da Exposição “SERO NIMIS – Ao Amor Ninguém Escapa” em 2013 e na categoria de “Melhor Serviço Educativo e de Extensão Cultural” em 2014.