Alissa Margulis solista com a OCM no Concerto para Violino e Orquestra nº 1 de Prokofiev

alissa margulis violinista

A Orquestra Clássica da Madeira vai dar um concerto no próximo sábado, dia 28 de Maio, pelas 18 horas, no Teatro Municipal Baltazar Dias.

O concerto será dirigido pelo maestro Ariel Zuckermann. Participa também, como solista, a violinista Alissa Margulis.

O programa deste concerto inclui obras de Ludwig van Beethoven (Abertura “Egmont” Op.84 e a Sinfonia Nr. 7 em Lá Maior Op. 92). Do compositor russo Serguei Prokofiev, será interpretado o Concerto para  violino e orquestra Nr. 1, Op. 19.

Os bilhetes para o concerto estão disponíveis no Teatro Municipal Baltazar Dias, e custam 20 euros. Cidadãos séniores pagam 10 euros, associados e crianças dos 6 aos 12 anos, cinco euros.

Ariel Zuckermann

Nascido em Israel, é um dos mais requisitados maestros da nova geração. Estudou direcção de orquestra com o lendário Jorma Panula na Real Academia de Música de Estocolmo, e mais tarde com Bruno Weil na Musikhochschule de Munique, onde se graduou em Maio de 2004. Em Janeiro de 2007 foi nomeado director musical da destacada Georgian Chamber Orchestra.

Na temporada de 2014/2015, Zuckermann estreou-se com a Haydn Orchestra de Bolzano e Trento; com a Orquestra Filarmónica de Mina Gerais e com a Orquestra Sinfónica de Munique. Voltou a dirigir a Riga Sinfonietta; as Orquestras Filarmónicas da Polónia (Wroclaw e Poznan), Orquestra de Câmara de Israel, e a Filarmónica Nacional Georgiana em Tbilisi. Efectuou também tournées como seu Ensemble –Kolsimcha, com um programa baseado no seu CD mais recente “Contemporary Klezmer”, no qual dirigiu a Orquestra Sinfónica de Londres.

maestro

Em 2003/2004, foi nomeado maestro assistente de Iván Fischer na Budapest Festival Orchestra. Neste período o maestro adquiriu um vasto reportório e dirigiu várias obras com aclamação da crítica. Fez estreias com sucesso na Deutsches Symphonie-Orchester, na Filarmónica de Berlim em 2007, e com a Orquestra Sinfónica de Euskadi, numa tournée em Espanha em 2009. Além dos compromissos enquanto maestro titular teve também concertos e gravações com Orquestra do Estado da Baviera; NDR Radiophilharmonie, Orquestra Filarmónica de Israel; Orquestra Sinfónica KBS na Coreia do Sul, Orquestra Filarmônica Nacional Húngara; Orquestra do Festival de Budapeste, Orquestra Filarmónica Checa; Orquestra Sinfônica de Bamberg, na Baviera; e na Orquestra Sinfônica Nacional Dinamarquesa, assim como as Orquestras de Câmara de Zurique, Basel e Estugarda; Camerata Salzburgo e Sinfonietta Riga. Dirigiu igualmente a nova produção da ópera de Donizetti “Viva la Mamma” em Munique, e recentemente a produção da Opera Cómica “Pimpinone” de Telemann.

Vencedor de inúmeras competições internacionais, Ariel Zuckermann, iniciou a sua carreira musical como flautista. Estudou em Munique com Paul Meisen e András Adorján, e mais tarde continuou com Alain Marion e Aurèle Nicolet.

Alissa Margulis

O jornal britânico The Guardian descreveu a maneira de tocar de Alissa Margulis como “excepcional”, Ivry Gitlis elogia-a como “uma revelação” e Martha Argerich considera-a de “forte personalidade musical”. Apreciada por performances expressivas e muito emocionais, Alissa Margulis toca regularmente em importantes salas de concerto, como o Palais des Beaux Arts, em Bruxelas, a Colónia Filarmónica, o Musikverein de Viena, a Tonhalle Düsseldorf e Zurique, o St. Petersburg Philharmonic Hall, Bonn Beethovenhalle ou a Schönberg Hall em Los Angeles. Nascida na Alemanha numa família de músicos russos, Alissa Margulis estudou em Colónia com Zakhar Bron, em Bruxelas com Augustin Dumay e em Viena com Pavel Vernikov. Alissa Margulis fez a sua primeira apresentação pública com a idade de sete anos com os Solistas de Budapeste e tem realizado inúmeros concertos com várias orquestras, nomeadamente, Camerata da Suíça, Kremerata Báltica, Düsseldorfer Sinfónica, Orquestra Sinfónica de Jerusalém, SWR, NDR e WDR Rundfunkorchester, ou a Orchestre National de Lorraine, entre outros. Margulis trabalhou em conjunto com maestros famosos tais como: Jacques Mercier, Arnold Katz, Jaap van Zweden, Enrique Mazzola, Daniel Raiskin, Fabrice Bollon, François-Xavier Roth, Howard Griffiths, Hubert Soudant, Yuri Bashmet, Gidon Kremer, Christian Arming, Augustin Dumay, Mikko Franck e Gerd Albrecht, só para nomear alguns deles.

Além de solista, Alissa Margulis tem uma intensa actividade na área da Música de Câmara, tendo colaborado com artistas tais como: Martha Argerich, Yuri Bashmet, Julian Steckel, Ivry Gitlis, Gidon Kremer, Mischa Maisky, Lilya Zilberstein, Paul Badura – Skoda e Polina Leschenko. Alissa Margulis também participou em festivais como: Festival de Jerusalém Chamber Music, Wiener Festwochen, Lockenhaus, Gstaad Menuhin Festival, em Davos, Tours, Schleswig – Holstein, Verbier ou Maggio Musicale Fiorentino, entre outros.

No ciclo “Martha Argerich and Friends” a EMI Classics editou 6 CD’s de Música de Câmara e repertório a duo com a participação de Alissa Margulis. Gravou todas as obras de Franz Liszt para violino e piano para a etiqueta Oehms Classics e para a etiqueta Novalis Alissa gravou o Concerto n.º 4 para Violino de Mozart com a Camerata Switzerland, sob direcção de Howard Griffith.

Está previsto para breve a gravação do concerto para violino de Alexander Glazunov junto com a Orquestra delle Svizzerra Italiana sob regência de Hubert Soudant, assim como um CD em conjunto com Lakatos, Myriam Fuks, Polina Leschenko e Mischa Maisky.

Alissa Margulis é detentora de muitos concursos internacionais, entre eles: concurso Wieniawski na Polónia, Concurso Spohr na Alemanha, Concurso para violino em Novosibirsk, Concurso Viotti Vercelli em Itália, Concutrso de Música de Câmara Osaka no Japão, Concurso UNISA em Pretória e em Florença o Concurso Vittorio Gui.

Em 2002 foi galardoada com o prémio “Pro Europa” da European Arts Foundation, o qual foi atribuído por Daniel Barenboim em Berlim. Em 2004 Alissa Margulis recebeu o galardão “Nouvelle Artiste” da Juventutis festival em Cambrai.

Na temporada 2014/15 Alissa Margulis tocou com a  Philharmonic Orchestra do The State Theatre Cottbus .Foi também convidada para o Mozart Festival 2015 no México.