No passado domingo, 22 de Maio, decorreu o “VII Aquatlo de Santa Cruz – 2016”, uma competição pontuável como 10ª Etapa dos “Campeonatos Regionais de Triatlo 2016 – Powerade, Bebida para Desportistas” e como 8ª Etapa dos “Campeonatos Regionais Individuais e Clubes Jovens”.
A manhã competitiva, dá-nos conta a organização, iniciou-se pela prova principal, composta por 750m de natação seguidos de 5.25kms de corrida final, com condições atmosféricas significativamente melhores que em edições anteriores, onde Pedro Velosa (C.F. Andorinha) e Érica Melim (Ludens de Machico/ Máxima Dinâmica) vieram a impor-se perante a concorrência com alguma naturalidade.
Nos masculinos, Pedro Velosa ganhou de tal forma vantagem no segmento de natação que acabou por sentenciar aí a prova, limitando-se a gerir a corrida final, ficando a 2ª posição para o veterano Carlos Nóbrega (ACD Jardim da Serra) e o 3º lugar do pódio para Francisco Luís (Ludens de Machico/Máxima Dinâmica).
Em femininos, mais uma prova, mais um triunfo para Érica Melim, triatleta que tem dominado todos os Triatlos e Aquatlos regionais, mostrando estar um patamar acima das suas adversárias.
Na 2ª e 3ª posições ficaram Vanessa Andrade e Suzana Rosa, ambas do Clube Desportivo Escola de Santana, já a mais cerca de 3 minutos da vencedora.
De entre os Veteranos, além de Carlos Nóbrega, V2 que alcançou o 2º lugar absoluto de referenciar as boas prestações do V1, Luís Mendes (CD Escola de Santana), que paulatinamente vai melhorando de prova para prova após regresso de uma lesão, alcançando nesta prova a 7ª posição da geral, em V4, Joaquim Fernandes (G.D. Corticeiras) alcançou um espetacular 10ºlugar final, enquanto que nas senhoras, a atleta do clube co-organizador A.D. Galomar, Nélia Freitas foi a atleta veterana em maior destaque, combinando a vitória na categoria V2 ao 4º lugar da geral feminina.
Nas estafetas, vitória para a estafeta nº1 sobre a estafeta nº2 do “ Ferro Competições”, sendo a equipa vencedora composta por Henrique Ferro e Belarmino Neves e a estafeta 2ª classificada composta por Pedro Sequeira e Alcídio Ferro.
Na categoria de Paratriatlo, vitória para José Manuel Mendonça (Ludens de Machico/Máxima Dinâmica) que mostrou estar cada vez mais à vontade com a modalidade.
Nos escalões mais jovens, os primeiros postos de cada escalão foram ocupados pelos triatletas que habitualmente dominam a vertente de Aquatlo.
Os triunfos couberam a Inês Câmara (C.D. Aquático) e Simão Carvalho (Ludens de Machico/Máxima Dinâmica) em Benjamins, Mariana Góis (Ludens de Machico/Máxima Dinâmica) e Rodrigo Boulhosa (G.D. Corticeiras) em Infantis, Inês Teixeira (C.F. Andorinha) e João Marote (Ludens de Machico/Máxima Dinâmica) em Iniciados, e a Mariana Vargem e Pedro Prioste (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica) em Juvenis.
Por Clubes, vitória no sector Masculino para C.F. Andorinha e no sector feminino para o G.D. Corticeiras, enquanto que nos Clubes Jovens, a vitória em masculinos foi alcançada pelo A.D. Galomar e em femininos pelo C.F. Andorinha.