Pesca artesanal não prejudica a sustentabilidade das espécies

Foto: madeira.gov
Foto: madeira.gov

**Secretário Regional de Agricultura e Pescas esteve presente na abertura do ICAAT (International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas)

O Secretário Regional da Agricultura e Pescas, Dr. Humberto Vasconcelos presidiu à abertura da primeira reunião do ICAAT (International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas). Trata-se de um grupo de trabalho que estará na Madeira até dia 6 de maio e que congrega especialistas de vários países da Europa, América e África.
Na ocasião o governante fez saber que a pesca de atum é feita de modo artesanal e que em nada prejudica a sustentabilidade das espécies.
A Direção Regional de Pescas da Madeira (DRP), através do seu Serviço de Investigação e Desenvolvimento (DSIDP) acompanha os trabalhos desenvolvidos na ICCAT e participa regularmente no processamento e análise dos dados referentes a estas pescarias, desde a década de 80.
A recolha de dados das pescarias de tunídeos tem por base a amostragem estatística de comprimento e peso dos exemplares de pescado desembarcados diariamente em Lota, informação de zonas de captura e esforço de pesca exercido à viagem fornecida pelos diários de pesca, integrada no Programa Nacional de Recolha de Dados da Pesca (PNRD).
De referir que as avaliações efetuadas no âmbito da ICCAT constituem a base científica para a atribuição das quotas que anualmente são atribuídos às pescarias que capturam estes recursos na área Atlântica.A segunda reunião deste grupo de trabalho tem lugar no próximo dia 28 e versará a avaliação dos stocks desta espécie no Atlântico norte e Atlântico Sul, onde serão aplicados vários modelos de produção sobre a informação contida na Base de dados e atualizada pelos investigadores dos países participantes.