
Manuel Pestana é, para as gerações mais novas, um ilustre desconhecido. Mas para os investidores da Região foi um homem de negócios que subiu a pulso, afirmando-se mais tarde na hotelaria madeirense. Bastará dizer que é pai de Dionísio Pestana, dono da atual maior cadeia hoteleira em Portugal, o Grupo Pestana, e talvez já os horizontes do conhecimento comecem a fazer sentido.
O comendador Manuel Pestana viveu num tempo em que as dificuldades na afirmação económica de um indivíduo eram substanciais. Na década de 40 do século passado viajou até à África do Sul onde trabalhou numa quinta que comercializava frutas e legumes. Só na década de 60, abriu o seu próprio estabelecimento comercial, vocacionado para a venda de bebidas.
Na década de 70, o comendador Manuel Pestana regressa à Madeira e, através da firma criada M. &J. Pestana – Sociedade de Turismo da Madeira – abre o seu primeiro hotel na ilha natal. Arranca com o Hotel Atlântico e desde então foi sempre a crescer.
O filho seguiu-lhe as peugadas e rapidamente o império Pestana foi-se afirmando, sendo hoje um grupo em expansão em Portugal e no mundo.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






