Estátua de Ronaldo muda de localização e suscita curiosidade

ronalçd3
Fotos Rui Marote

(Com Rui Marote) /A estátua de Cristiano Ronaldo apareceu ao inicio da manhã envolvida num plástico branco e despertou naturalmente a atenção dos transeuntes do calçadão.

A alguns metros de distância, preparava-se uma caixa de madeira para receber a escultura. Da parte dos curiosos, os inevitáveis gracejos: “Ronaldo engessado não joga com a Bulgária, sábado; Ronaldo virou múmia… Vão modificar a cara….!”

Enquanto os piropos se faziam ouvir, as fotos de telemóvel e de máquina fotográfica não cessaram de disparar.

Eis que o mistério começa a ser desvendado, quando o irmão de Ronaldo surge, assistindo a todo o aparato de transporte da estátua do craque madeirense. Efetivamente, a estátua acabou de ser removida para ser colocada  no átrio do Museu do futebolista, em plena Praça do Mar, quando os trabalhos estiverem concluídos.

ronald 5Como o FN já referiu em anteriores reportagens, as estátuas na Madeira têm a particularidade de “andarem” conforme as vontades dos homens. Damos exemplos: a estátua da Autonomia deixou o aeroporto para a Praça da Autonomia no Funchal; a estátua do Semeador andou do Campo da Barca para a Junta Geral, depois para o Parque de Santa Catarina e agora repousa à entrada da Câmara Municipal.

A estátua da Paz, da autoria de Manuela Aranha, saiu da Avenida do Mar para o jardim da Rua Dr. Pita;  a estátua de Gago Coutinho deixou o Jardim Municipal para o túnel, junto à Avenida Sá Carneiro….e aqui vamos….se a moda pega, ainda poderemos ver a estátua de  João Gonçalves Zarco a ser transferida para o cais da cidade.

ronal1O empacotamento e o caixote da estátua que levou Ronaldo deixam-nos com a pulga atrás da orelha, numa curiosidade ainda mais aguçada pela ausência do seu autor, escultor Ricardo Veloza: será que não existe outra estátua para substituir a existente?

Resta-nos aguardar pelo evoluir dos acontecimentos. Entretanto, recordamos as palavras de Cristiano Ronaldo quando do descerramento deste monumento em sua homenagem: “Olha! É mais bonito do que eu!”