Dupla João Alix/André Ferreira vence ‘Challenge-Porto Santo’

chalenge2
Fotos DR

João Alix / André Ferreira, tripulando um Citroen Saxo, foram os grandes vencedores da 1ª prova da nova temporada do “Champion Challenge” no Porto Santo, dando assim sequência ao excelente desempenho na época passada, em que conquistaram o título de campeão.

A prova, ao estilo da “Corrida dos Campeões”, está de volta à Ilha do Porto Santo, com o Kartódromo local a ser de novo o palco escolhido, enquanto não é conseguido um outro percurso em piso de terra, que a Organização tenta obter. Em 2016 este circuito vai ter quatro provas, todas em datas fora do grande período de  concentração de turismo na ilha, com o intuito de ajudar a economia local.

Este “Coral Champion Challenge-2016”  disputado no passado fim de semana, reuniu 25 concorrentes, sendo a esmagadora maioria do Porto Santo, mas com a participação também de duas equipas oriundas da Madeira, isto para além do muito público madeirense que se deslocou também para presenciar a competição, que tem a característica, sempre espectacular, de ter duas viaturas, em simultâneo, na pista.

Com 4 etapas, divididas por dois dias, a competição iniciou-se no sábado à noite, e já desde aí notou-se que João Alix estava com disposição, e “máquina”, para tentar lutar pelo 1º lugar, vencendo as duas etapas nocturnas, e ganhando desde logo um avanço sobre os seus mais directos opositores. 5,44 segundos dava alguma vantagem para  as etapas diurnas do domingo. Curiosamente os seus principais opositores estavam separados, os quatro, por apenas  87 cêntimos, o que colocava também ao rubro a luta pelo 2º lugar.

No segundo dia de competição, João Alix manteve o seu nível de exibição e, apesar da aproximação de Samir Sousa, acabou ganhando a prova, fruto também da sua regularidade em todas as etapas, pois entre o melhor tempo conseguido e o seu pior, apenas registou uma diferença de 56 cêntimos, o que é demonstrativo da sua adaptação e conhecimento do percurso, e do carro. Aliás, em termos de regularidade apenas foi superado pelo vencedor da Classe 1, Nuno Silva (Nissan) que registou uma diferença de 51(!) cêntimos entre o pior e o melhor tempo conseguido nas  4 etapas, o que é extraordinário, numa pista com aquelas características e algo diferente da última edição.

João Alix obteve assim a sua 1ª vitória da temporada, sendo 2º o seu irmão Samir Sousa, registando-se o abandono do outro irmão Marco Sousa, por problemas mecânicos na viatura. O último lugar do pódio foi para os irmãos Ricardo e Paulo Oliveira, que estrearam o seu Renault Clio RS que, com alguma falta de adaptação à viatura foram crescendo de rendimento, tendo feito uma volta final de nível, a 78 cêntimos da melhor volta feita neste percurso por Samir Sousa de 1.57,53. 4º lugar para Nuno Silva (Nissan), 5º Marco Jesus(Opel Corsa), 6º Pedro Brito (Escort MK2), 7º Miguel Brito (Peugeot 106), 8º Gilberto Camacho (Starlet), 9º Paulo Mendonça (Rover) e 10º Rui Melim (Corsa).

Entre as duplas femininas presentes, vitória “arrancada a ferros” na última etapa para Sónia Sousa/Ângela Sousa, no Toyota Yaris, batendo Vanessa Melim/Dina Santos (Ford) que comandaram a classificação até à 3ª etapa. Nas três Classes de viaturas, vitórias na 1, para Nuno Silva/Alcides Vasconcelos (Nissan Micra), enquanto na 2 ganhou logicamente João Alix/André Ferreira (Citroen Saxo) e na classe 3 ascendente para Ricardo e Paulo Oliveira (Renault Clio RS). Por equipas, outra novidade desta edição, vitória para a Linvimox/ExtraPneu com 16 pontos, seguida da Bónus Journey  com 27, do C.D.Portosantense/Nata Dourada, com 36 e da Diálogos & Sonetos com 53 pontos.

No final, todos os 50 participantes, subiram ao pódio, brindando com champanhe a sua presença, numa prova que foi do agrado do público, que acorreu em grande número, como já é hábito, num evento que cada vez ganha mais adeptos e é já uma referência no panorama desportivo da Ilha Dourada e da Região. A próxima competição está já  agendada para 11 e 12  de Junho.