Plano para o Envelhecimento Ativo contempla estratégia para as doenças demenciais

/LC/

Foto: madeira.gov
Foto: madeira.gov

A Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, visitou no passado dia 3 de março a Delegação da Madeira da Alzheimer Portugal, no Complexo Habitacional da Nazaré.

Na ocasião, a governante lembrou que o Plano Regional para o Envelhecimento Ativo, aprovado em plenário do Conselho de Governo, no passado dia 25, dedica um dos seus eixos de intervenção à questão das demências, onde se inclui a doença de Alzheimer.

Nesse sentido, Rubina Leal congratulou-se com o facto da associação promover no mês de março uma formação dirigida a familiares de pessoas com doenças demenciais.

“Temos de começar pela formação e sensibilização para ajudar as famílias e os profissionais no terreno”, considerou a Secretária Regional, lembrando ainda o reforço recente, no âmbito da estratégia definida no Plano de Envelhecimento, das equipas de apoio domiciliário, com a formação e contratação de 46 novas ajudantes.

“O que queremos é que os nossos idosos possam envelhecer em segurança e com dignidade. E isso só se faz com um plano estruturado, com medidas adequadas e apostado nas várias valências”, concluiu.