No próximo domingo, 10 de janeiro às 16h30 , na capela de Jesus, Maria, José, situada na paróquia de Santa Cecília, freguesia de Câmara de Lobos, vai ser celebrada a festa da Sagrada Família. No final realizar-se-á a procissão.
Às 20h30 do sábado, dia 9, principiará a Missa da vigília desta festa.
Aquela Capela mandada edificar em 1693, por Sebastião Gonçalves Cordeiro e sua mulher Luzia de Ornelas e, dedicada no ano seguinte, a Jesus Maria José.
Como refere o Dr. Pedro Freitas, no «Dicionário Corográfico de Câmara de Lobos» «esta capela apresenta, no entanto, uma característica peculiar e que explica, o aparecimento de São João não só na toponímia local, como na origem de alguma confusão a propósito do seu orago.
Com efeito, apesar de não existirem dúvidas de que o seu orago é Jesus Maria José, esta capela possui uma imagem representativa de São João Baptista e ali, desde longa data, se celebram grandes festejos em sua honra, o que atesta a forte devoção da população das redondezas e explica o facto de São João ter ofuscado completamente o primitivo orago, até porque durante anos e anos e, até a década de 40, foi a única festividade celebrada.
Segundo a tradição popular, esta imagem de São João Baptista teria sido para ali transportada, tal como aconteceu com um sino e uma pia batismal, de uma outra capela existente em Câmara de Lobos com a invocação de São João, ameaçada de ruína na sequência de um aluvião e onde a celebração dos festejos em sua honra assumiam grande significado».
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



