Rankings colocam Liceu Jaime Moniz em destaque como a primeira escola na Madeira

 

LICEU FOTO 2A Escola Secundária de Jaime Moniz é, segundo os rankings escolares hoje divulgados,  a primeira das grandes escolas da Região e a primeira no Funchal, alternando com a segunda e terceira posições com  escolas de pequena dimensão como o Porto Moniz e Santa Cruz. O Liceu melhorou também a sua performance relativamente ao ano anterior.

A exemplo de anos anteriores, a divulgação dos rankings pelo jornal “Público” é um dado a ter em linha de conta pelos vários agentes ligados ao sistema educativo. Todos também sabem que os números valem o que valem. Por exemplo, escolas privadas a liderar os melhores resultados nacionais são dados facilmente compreensíveis porque têm um universo muito reduzido de alunos que contam com apoios complementares como explicações, entre outros. Não pode comparar-se a realidades bem diferentes com generalizações das mesmas variáveis, já que as grandes escolas públicas têm outra mundividência, quer no número de alunos, quer na heterogeneidade dos discentes e no número total de provas de exame realizado anualmente. Tudo variáveis que pesam nos resultados finais. Além disso, os diversos órgãos de comunicação social a nível nacional também fazem leituras diferenciadas dos resultados.

A Jaime Moniz é a escola pública com maior número de exames do país – 1994, conforme refere o semanário “Expresso” – e aparece sempre entre os três primeiros lugares na Região Autónoma da Madeira.

No “Jornal de Notícias do Porto” aparece em 1º lugar com nota de 11.19, nº ranking nacional 178, (ano anterior lugar nº 280), em 632 escolas secundárias, seguida do Porto Moniz, com 11.17,( 184), Santa Cruz com 10.92,(242) Francisco Franco com 10.26(288), e. APEL, com 9.68 (490).

No “Expresso” aparece na posição 195, a segunda a nível regional, num total de 505 escolas e com  média de 10.88, surgindo a Escola S. Francisco Franco na posição 240 , com média de 10.7.

No jornal “Público”, o Porto Moniz aparece na posição 117 com média de 11.33 e a Jaime Moniz na posição 220, com média de 10.79, a F. Franco na posição 324 , com média de 10.36. A Jaime Moniz passou da posição 267 para 220.

LICEU FOTO 2
Em suma, a Jaime Moniz é a primeira das grandes escolas da Região e a primeira no Funchal, alternando com a segunda e terceira posições com  escolas de pequena dimensão como o Porto Moniz e Santa Cruz.

 Conforme referem todos os jornais, a Jaime Moniz melhorou a sua posição em relação ao ano anterior e tem mantido a primazia nos diversos rankings.