Polícia ataca apartamento em Saint Denis, Paris

wpid-44373776_france_ap_416b.jpg

É uma das faces do contra-terrorismo: a polícia francesa, fortemente armada, atacou esta madrugada um apartamento em Saint Denis, no norte de Paris, numa operação aparentemente ligada aos ataques sofridos em Paris na sexta-feira passada, e reivindicados pelo grupo jihadista Estado Islâmico.

Segundo fonte judicial citada pela cadeia noticiosa britânica BBC, uma mulher accionou um colete de explosivos na sequência da operação, fazendo-se ir a si própria pelos ares. A RDP anunciava esta manhã que, no total, haveria três mortos, mas tal facto não parece ainda confirmado. Pelo menos um morto haverá – e será a jihadista que se fez explodir.

Várias explosões e tiros fizeram-se ouvir em Saint Denis por volta das quatro da madrugada, numa operação que, tudo indica, visava capturar um dos homens mais procurado da Europa, Abdelhamid Abaaoud, apontado como o autor do plano de atentados do Estado Islâmico que abalaram a França e o mundo, com 129 mortos confirmados até agora.

Várias ruas estavam bloqueadas nas proximidades da Rue de La Republique, em Saint Denis, situada no mesmo distrito dos Estádio de França, onde bombistas suicidas fizeram detonar bombas na sexta-feira passada.

Os residentes da zona, alguns dos quais foram evacuados, outros instados a permanecer em suas casas, reportaram intenso tiroteio de armas automáticas e explosões.

Supõe-se que pelo menos cinco pessoas estavam no apartamento que foi atacado pela polícia durante a madrugada.