Projecto de ciências aborda educação ambiental na Escola do Caniço

 

 

escola do caniço

A Escola dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço está a desenvolver, ao longo do ano letivo, um Projeto das Ciências. Este tem como objetivo trabalhar com a Comunidade Escolar a educação ambiental no espaço escolar.

Este plano integra várias metas do Projeto Educativo Escola, nomeadamente a redução do consumo de papel e da energia elétrica na escola, a promoção de atividades que contribuam para o saber “ser” e “estar” dos alunos, hábitos de vida saudáveis, e proteção e preservação ambientais. Deste modo, pretende-se tornar a escola num espaço mais limpo, não por existirem muitas pessoas a limpar, mas por haver poucas pessoas a sujar. Outra meta que se visa atingir com este projeto é a promoção anual de projetos comuns com as instituições locais, para além da comemoração das efemérides, tais como, o Dia Mundial da Floresta, e o Dia Mundial do Ambiente.

Para o cumprimento destas metas, a Escola conta com a colaboração de várias entidades, a citar: Direção Regional de Florestas e Conservação da Natureza, Direção Regional de Ambiente, Parque Natural da Madeira, Valor Ambiente e Câmara Municipal de Santa Cruz, na dinamização de diversas ações que irão realizar-se ao longo do ano letivo, principalmente sob a forma de palestras que abordarão diversas temáticas ambientais.

Uma outra vertente do referido projeto corresponde ao trabalho, junto das várias turmas existentes na Escola, da temática dos Resíduos Sólidos Urbanos. Este será feito de forma persistente e sempre direcionado para a melhoria da conduta dos alunos nos espaços da cantina, bar e exterior. Para além do conhecimento dos comportamentos corretos, é ainda necessário incutir, nos nossos alunos, a alteração dos seus comportamentos.

Visto que a Escola está inserida na sociedade, ela trabalha em parceria com esta também na gestão sustentável dos resíduos, aproveitando o facto de os alunos serem o melhor veículo para alterar comportamentos na sociedade, em especial, na área ambiental.

Toda a ação, neste trabalho, tem como objetivos principais: proporcionar aos alunos ferramentas de educação ambiental que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem; difundir corretamente os conceitos sobre Ambiente, sobretudo no que concerne aos Resíduos Sólidos Urbanos; contribuir para melhorar a qualidade dos espaços escolares; estimular os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre Ambiente na sua comunidade; participar na construção de um futuro sustentável; reconhecer as responsabilidades individuais e coletivas nesta temática; perceber que os resíduos podem ser uma importante fonte financeira através da reciclagem, ao contrário do encaminhamento para a incineração; sensibilizar para a importância da conduta de cada pessoa no resultado final do que é uma escola e uma sociedade.

As metodologias adotadas para a prossecução deste trabalho são: formação, em contexto de sala de aula, com as várias turmas da Escola, sobre a temática dos Resíduos Sólidos Urbanos; ações junto dos alunos sobre as condutas corretas na área ambiental; visitas de estudo, sempre que for possível o transporte para os alunos; ações sobre as várias temáticas ambientais no auditório da escola, com entidades convidadas.