Secretário Eduardo de Jesus esclarece iluminações de natal

eduardo-jesus-001Na sequência da notícia publicada pelo FN sobre as iluminações de Natal, com predominância de tons pretos e ausência de motivos típicos natalícios, publicamos o esclarecimento que no foi feito chegar pelo “Gabinete de Comunicação” do Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura,. Eduardo de Jesus.

“Perante a notícia que foi divulgada, no passado dia 26 de outubro, pelo “Funchal Notícias”, com o título “Iluminações de Natal prometem polémica: preto como cor dominante e sem motivos típicos da época” – e dada a gravidade das afirmações que dela constam e a proporção que as mesmas assumiram, concretamente nas redes sociais, encarrega-me Sua Excelência o Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura de solicitar, a V. Ex.ª e ao abrigo da legislação em vigor, a publicação do seguinte esclarecimento, que antecipadamente se agradece, no Exercício de Direito de Resposta, de modo a que se possa corrigir a informação veiculada, contribuindo-se, com isso, para o cabal esclarecimento da opinião pública, que merece ser bem informada:

  1. A Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura nega, taxativamente, o teor desta notícia, que, além de falsa, é absolutamente demagógica ao afirmar mentiras sem qualquer fundamento, que, propositadamente, não foram – nem tentaram ser – confirmadas, ao contrário do que se refere.
  2. Sem citar qualquer fonte, vem o Funchal Notícias descrever, de forma leviana, um projeto de decoração que é falso e que em nada corresponde ao que se encontra previsto, no Caderno de Encargos, susceptível, aliás, de ser consultado.
  3. Tal como foi tornado público, em diversas ocasiões, as iluminações decorativas para o corrente ano distanciam-se do figurino anterior, quer em matéria de conceito, quer na sua dimensão, localização e intensidade de cor e luz.
  4. Não se entende, portanto, que se afirme a predominância do preto nestas iluminações, quando o que está previsto é que haja muito mais colorido e, inclusive, contrariando o que se refere na peça, maior inclusão dos elementos decorativos que simbolizam o Natal, representativos da festa madeirense.
  5. Esta Secretaria repudia quaisquer atitudes difamatórias que visem lançar, de forma gratuita e irresponsável, a confusão junto da população no que toca, especificamente, a um processo que se encontra a decorrer e que, em momento algum, apresentou quaisquer semelhanças ao que é, nesta notícia, relatado.
  6. Reitera-se, por fim, que, em circunstância alguma, o Funchal Notícias procurou, ao abrigo da ética a que deve responder, esclarecer esta questão junto desta Secretaria Regional”.

Nota da Direção:

  1. O FN agradece a resposta do senhor secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, e decidiu publicá-la apesar da mesma não seguir os requisitos da Lei de Imprensa em vigor, ao abrigo do Direito de Resposta, nomeadamente a assinatura do seu autor, como  também lhe foi solicitado, sem resposta.
  2.  Contrariamente ao senhor Secretário que só agora chegou ao governo, o FN tem por hábito filtrar as fontes de informação, cruzar documentos e opiniões, e elaborar uma informação sólida e de interesse público.
  3. Aconselha-se o Senhor Secretário a responder, em tempo útil, às diversas questões que o FN lhe tem colocado, sobre os mais diversos assuntos, às quais nunca responde, escudando-se num gabinete de comunicação que também segue a hierarquia e nada diz.
  4. O FN lamenta ter de incomodar o senhor Secretário com frequência mas, ao assumir a responsabilidade de três pastas estruturantes para a Região como a Economia, o Turismo e a Cultura, obviamente que sabia que teria de ser chamado a esclarecimentos dos media que trabalham com isenção.
  5. O FN continuará a acompanhar o dossier das iluminações e outros assuntos que sejam do relevante interesse público.

Descrição: cid:image001.png@01D096D8.ACAC9C00

Gabinete de Comunicação

Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura

http://www.madeira.gov.pt/sretc

Avenida Arriaga n.º18  ·  9000-519 Funchal

T. +351 291 211 934       F. +351 291 211 903