Concurso avalia pão regional da Madeira

pão

Na sequência da abertura do concurso do Pão Regional da Madeira, reuniu-se hoje, dia 16 de Outubro de 2015, o júri composto por Ana Soeiro, Luis Reis e o Chefe Silvio Rodrigues em representação do Chefe Octávio, informa a Associação dos Industriais da Panificação, Pastelaria e Confeitaria da Região Autónoma da Madeira.
As amostras a concurso, foram apreciadas em prova cega, isto é, o júri não tinha acesso a quem correspondia cada produto, apenas identificado por um número.

Cada amostra a concurso foi avaliada em 2 fases.

Na primeira fase, avaliou-se a forma, o aspecto exterior, aspecto interior e cheiro/odor, sendo que na segunda fase, foi avaliado o aroma da massa, a textura da massa, o sabor da massa e ainda a impressão geral causada pela amostra.

Feitas as avaliações individuais, e apurados os resultados globais, foi atribuída a medalha de ouro e respectivos prémios, nas seguintes categorias a concurso:

Pão de Casa da Madeira – A Padaria Socipamo
Bolo do Caco da Madeira – A Padaria SuperBom

Estes produtos destacaram-se, quer pela sua qualidade intrínseca, quer pela sua genuinidade e tipicidade.

bolo do caco

É de referir que o júri manifestou o seu agrado pelo número concorrentes, pela existência de um esforço de manter a genuinidade e tipicidade dos produtos tradicionais da madeira.

Os resultados deste curso, são uma mais-valia e um contributo muito positivo para a qualificação dos nomes destes produtos a nível europeu, salvaguardando assim a indicação geográfica que se pretende proteger, a bem da economia, emprego e dinamização das empresas e património cultural madeirense.

Já em 2016, e para o 3º Concurso do Pão Regional da Madeira, espera-se um maior número de concorrentes, bem como a abertura a outros tipos de pão tradicionais da Madeira, nomeadamente, as rosquilas, o pão de rolão, o bolo de noiva e capela do Porto Santo, por exemplo.