JPP defende a recuperação dos centros urbanos e da paisagem rural

wpid-20150914_182333.jpg

Os candidatos do Movimento Juntos Pelo Povo (JPP) à Assembleia da República reuniram, na tarde de ontem, com a Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitetos.

No final do encontro, o candidato Emanuel Gaspar afirmou: “O JPP defende a reabilitação urbana, principalmente dos núcleos históricos, como forma de criar emprego na área da construção civil. Ao mesmo tempo que são recuperados os centros degradados das cidades, traz-se mais moradores e movimento para o centro, combatendo o despovoamento.”

O porta-voz salientou que “não podemos cair na gentrificação da baixa das cidades, os city users, como lhe chamam os sociólogos. Os centros devem ser recuperados para as pessoas, para serem habitados e vivenciados, não podem ser apenas usados para habitação temporária ou espaços de entretenimento, lazer ou restauração.”

Para o JPP, as autarquias e o Governo “devem fomentar e apoiar a reabilitação urbana através de programas específicos e linhas de crédito bonificado, isentando de IMI os proponentes. E as entidades públicas devem, preferencialmente, instalar os seus novos serviços ou dependências em edifícios a reabilitar, contribuindo assim para a recuperação dos centros históricos.”

O JPP defende ainda a preservação da nossa paisagem rural, “pois é uma mais-valia turística e todas as intervenções devem ser discretas e em harmonia com a paisagem.” Já para as Zonas Altas, Emanuel Gaspar preconiza “programas de requalificação urbanística, de forma a dar melhores condições de habitabilidade às pessoas e, ao mesmo tempo, recuperar-se a paisagem.”