Hospital Dr. Nélio Mendonça inaugurado há 42 anos

hospital 2
Fotos Perestrellos Photographos, in site SESARAM.

Segundo o SESARAM, o Hospital Dr. Nélio Mendonça está a assinalar 42 anos de vida. O principal hospital desta Região comemora um aniversário num momento em que corre uma grande discussão em torno da necessidade de construir um novo Hospital, nos terrenos de Santa Rita, em São Martinho. Tudo poique o velhinho hospital, que atravessa a “ternura dos 40”, já se torna obsoleto para tantas solicitações.

Este governo já se comprometeu com a ideia de avançar para a construção da nova estrutura mas a questão central continua aberta e indefinida: quem vai pagar o novo hoispital?

Entretanto, o SESARAM presta homenagem ao velhinho Hospital que já se chamou da Cruz de Carvalho: “Foi a 9 de Setembro de 1973 que o Hospital Dr. Nélio Mendonça, na altura designado por Hospital Distrital do Funchal foi inaugurado, celebra hoje, 9 de Setembro de 2015, 42 anos de existência. Uma inauguração que contou com a presença do Presidente da República, Almirante Américo de Deus Rodrigues Thomaz e a sua esposa, D. Gertrudes Ribeiro da Costa Rodrigues Thomaz. A imprensa regional, publicada na altura, noticiou o evento e declarou “o distrito do Funchal passou a dispor de um dos melhores e mais bem equipados hospitais portugueses, e também dos melhores ao nível estrangeiro”.

A inauguração do novo hospital correspondia, assim, à concretização de uma das mais velhas e prementes aspirações do povo madeirense. Implantado num terreno com a área aproximada de 36 mil metros quadrados, em zona citadina de fácil acesso, a concretização desta obra foi um dos maiores acontecimentos regionais e nacionais naquele ano. A capacidade total, na altura, era de 526 camas.

hospital 1Envolvido pelo povo que, uma vez mais, não quis deixar de estar presente, o Presidente da República da altura, na companhia de inúmeras entidades regionais e nacionais, descerrou uma lápide (coberta com a Bandeira Nacional) onde se lia a seguinte inscrição:
“Este hospital foi inaugurado a 9-IX-1973 por sua Excelência o Senhor Presidente da República, Almirante Américo Deus Rodrigues Thomaz, sendo ministro das Obras Públicas e Engenheiro Rui Sanches e ministro de Saúde e Assistência o Doutor Baltazar Rebelo de Sousa”.

hospital 4Esta unidade hospitalar destinava-se a servir a população da Região Autónoma, cerca de 250 mil pessoas. Localizado na zona poente da cidade do Funchal, o Hospital Distrital do Funchal, sofreu algumas modificações nos últimos anos e hoje assume-se como um Hospital Central do Funchal, o qual tem desempenhado um papel fundamental na prestação de cuidados de saúde à população da Região Autónoma da Madeira”.