Empreendimento de luxo na Vila Guida não atrai clientes e degrada-se

IMG_2049
Depois de construído, faltaram os compradores. Fotos RM

Na Rua Conde Carvalhal, nasceu um empreendimento habitacional privado de luxo há cerca de 8 anos, destinado a uma clientela igualmente seleta e com poder de compra. Até hoje, o imóvel nunca chegou a ser habitado, os apartamentos sempre estiveram fechados e todo o luxo do imóvel se vai degradando com o passar dos anos.

A pequena piscina, virada para os aprazíveis jardins da Vila Guida, secou e encheu-se de entulho. Os apartamentos de diferentes tipologias nunca chegaram a ser habitados. E o imóvel continua desabitado e a ocupar uma vasta área à esquerda de quem sobe a Estrada Conde Carvalhal, junto ao miradouro Vila Guida.

Recorde-se que, este investimento privado foi licenciado ainda durante a vereação camarária de Miguel Albuquerque e foi implantado numa antiga e bonita moradia, também designada Vila Guida, que se encontrava em avançado estado de degradação. Quando surgiu um investidor para dar um rumo habitacional ao antigo imóvel, a própria Câmara Municipal do Funchal chegou a fazer arranjos no miradouro em frente, nomeadamente através do corte de árvores que caíam para a estrada, no sentido de valorizar o investimento privado e dinamizar a zona em questão. Recorde-se também que, o antigo solar ali abandonado e muito degradado criava problemas à vizinhança porque era refúgio dos toxicodependentes, o que preocupava a vizinhança.

Uma vez construído, os seus promotores pediam somas elevadas para a comercialização dos apartamentos considerados topo de gama. Segundo a vereação camarária anterior, os preços elevados afastaram a clientela e os seus proprietários também não cederam na redução dos custos. Entretanto, os anos passaram, a crise do mercado imobiliário acentuou-se e o imóvel continua no mais absoluto mutismo.

Junto ao bonito miradouro Vila Guida, o empreendimento privado continua de portas cerradas e a degradar-se ao sabor da passagem do tempo. Por este andar, é provável que se repita a sina da antiga moradia Vila Guida: a degradação total.

IMG_2056
O prédio situa-se numa zona nobre da cidade, junto ao jardim Vila Guida, à esquerda de quem sobe a Estrada Conde Carvalhal.