Vale de Machico iluminado com os fachos da terra em honra do Santíssimo

IMG_1758
Pelas 21h30, começou a formar-se a luz no vale de Machico. Fotos Catarina Rodrigues

A cidade de Machico cobriu-.se, ontem à noite, de luz. Um grupo de carolas do concelho faz questão de manter viva a tradição e, em honra da festa ao Santíssimo Sacramento, iluminaram todos o vale de fachos com motivos alusivos à atividade piscatória e religiosa.

Pelas 21h30 e ao som das badaladas da Igreja Matriz de Machico, adultos e crianças deram início aos fachos. Mas antes, já tinha estalado o fogo de artifício de ambos os lados do vale, da Pontinha e Ladeira à Misericórdia. Depois, foi seguir o design de anos anteriores e dar luz às bonitas caravelas que foram decorando a cidade, de uma ponta à outra. Bolas embebidas em petróleo, todas alinhadas, foram ganhando gradualmente luz e a penumbra do vale iluminou-se em honra do Senhor, segundo conta o povo de Machico.

IMG_1766
Fachos com os tradicionais motivos pescatórios.

A preparação da festa começa dias antes com os apelos do pároco local, cónego Martins, para os donativos em homenagem à Festa do Senhor. Os envelopes passam pelos vários sítios, levados por voluntários, para que a população dê o contributo possível, em dinheiro. Depois é a festa: os fachos, o fogo de artifício, a banda, o bonito tapete hoje em honra do Senhor e a tradição sempre viva, entre o sagrado e o profano.

Mas são os fachos que iluminam o vale que dão uma graça particular à cidade. Desde a baía, até à Ribeira Seca, é bonito de ver-se, e a serra, apesar de muito ocupada pelas vias-rápidas, ganham luz e vida, num espetáculo único.

IMG_1739
De ambos o lados do vale de Machico, o fogo de artifício estalava.

Depois, é arder até ao fim. Tudo isto debaixo de uma noite de lua cheia e com um clima de verão a convidar ao desfrutar da festa.

IMG_1718
A cidade de Machico engalanada para a festa do Santíssimo Sacramento.

Os artesãos dos fachos, terminado o seu trabalho, suados e com o fumo no corpo, descem o vale de tocha na mão, e tomam banho na praia de Machico, para refrescar-se do árduo trabalho.

A festa segue depois para o centro da cidade com a banda a dar o toque.