Rodrigues quer governo a retomar protocolo com a PSP

DCIM100GOPRO
O encontro de José Manuel Rodrigues com os agentes da PSP. Foto CDS-PP//assessoria de imprensa

O candidato do CDS/PP Madeira à Assembleia da República desafiou, esta segunda-feira, o Governo Regional a retomar o protocolo que manteve com o Comando Regional da PSP e que consistia na transferência de uma parte “generosa” das receitas provenientes das multas cobradas na Região para apoio à renovação da frota automóvel e obras de melhoramentos nas esquadras.
José Manuel Rodrigues ficou a saber que o Governo Regional suspendeu unilateralmente o protocolo, na sequência das tensões com o Governo da República de José Sócrates, durante o escaldante processo de revisão da Lei de Finanças Locais.
O candidato do CDS/PP Madeira à Assembleia da República tem vindo a reunir com entidades nacionais que prestam serviço na Região, tendo já confirmados e agendados vários outros encontros.

A suspensão do acordo por parte do Governo Regional colocou a PSP num impasse, porque deixou o Comando Regional de fora da norma nacional que concede aos outros comandos distritais nacionais uma percentagem de 30% sobre o valor das receitas provenientes das multas cobradas no respectivo distrito.

O candidato do CDS/PP às eleições de 4 de outubro ficou ainda a saber que o comando regional precisa de um reforço entre 50 a 100 novos agentes para melhorar o seu desempenho e a sua missão junto das populações, situação que não impede os responsáveis da PSP de sublinhar que a Madeira tem vindo a registar uma menor taxa de criminalidade em relação ao continente.
José Manuel Rodrigues entende que a afetação urgente de meios humanos e financeiros é condição para que a Madeira mantenha os níveis de segurança como uma mais-valia do ponto de vista da imagem turística mas também como conforto e segurança para os residentes, assim como desejou que este governo consiga aprovar o novo estatuto remuneratório da PSP.

Nesta reunião participaram o segundo comandante da PSP, Oliveira Martins, e o subintendente Roberto Fernandes. O líder do CDS fez-se acompanhar de Mário Pereira, Diana Dinis e Wilson Rodrigues que integram a lista à AR.