Deputado Carlos Costa esclarece

comentarios-anomimosNa sequência da notícia publicada pelo Funchal Notícias,”Debate do orçamento aborrece deputado que prefere brincar aos comentários anónimos”, o deputado Carlos Costa, fez chegar ao Funchal Notícias o Direito de Resposta, ao abrigo da Lei de Imprensa, que a seguir se publica:

“O Funchal Notícias publicou na terça- feira uma notícia, sob o título “Debate do orçamento aborrece deputado que prefere brincar aos comentários anónimos”, que imputa diretamente ao Deputado Carlos Costa a ação de “brincar aos comentários anónimos”.

Mediante esta situação, e no seguimento do estatuto editorial do Funchal Notícias que se compromete a garantir a “verdade noticiosa” o Grupo parlamentar do JPP lembra o seguinte:

I. 2.

A imputação de um comportamento ou atitude a um cidadão, sem a consulta do seu ponto de vista ou do contraditório, garante à posteriori o direito de resposta.

A imagem capturada e remetida ao órgão de imprensa vem imputada uma nomenclatura, que interage as situações do domínio da vida privada, e por manifesta explicitação pública leia-se a paternidade da imagem “ana-gouveia-

foto melhorada”, conforme visualização de ontem, hoje, entretanto, alterada para “comentários anónimos”. Conforme se observa da imagem em anexo, extraída do ambiente de trabalho do deputado Élvio Sousa.

Assim, se observa que ao espaço reservado aos assessores da ALR é suscetível de potenciar um ambiente de permanente observação de outros cidadãos deputados, também sujeitos à fiscalização da cidadania, mas também eles próprios observadores que uma tal senhora “Ana Gouveia” retire e faça fotografia, a seu belo prazer, e as remeta por conexão do “IP” do telemóvel, e as faça publicar posteriormente com alteração configurada. Comportamento que por si, também mostra a ambiência e a correção de uma açâo, mantendo anonimato, aliás uma mesma crítica implícita na peça jornalística.

Não discriminamos nem tão-pouco condenamos a veiculação da informação. Respeitamos o jornalismo. No entanto, com apego à “verdade noticiosa”: a imagem foi remetida pela sra Ana Gouveia do espaço confinado a assessores do Governo Regional da Madeira, que por certo, dedicam também o seu tempo à espionagem dos demais”.

Nota da Direção:

1. O FN publica, ao abrigo da Lei de Imprensa, o presente esclarecimento do Sr. Deputado Carlos Costa, do grupo parlamentar da JPP.

2. O FN entende o incómodo que a imagem publicada possa causar ao/s visado/s, ainda que não nomeados na notícia.

3. O FN não divulga as fontes de informação em circunstância alguma. Por isso, lamenta que seja mencionado um ou dois nomes (fictícios ou reais?) que objetivamente desconhece.