Albuquerque exultante com vitórias eleitorais e confiança do povo no PSD

“No ano passado, dissemos, aqui neste palco, que tínhamos três grandes desafios pela frente em 2025 – as eleições Regionais, Nacionais e Autárquicas – e o que nos propusemos foi juntar as nossas forças e actuarmos em conjunto no sentido de vencermos essas três eleições e hoje, um ano volvido, podemos olhar na cara uns dos outros e dizer que conseguimos”, declarou na noite deste sábado Miguel Albuquerque, na sua intervenção no palco do Jantar de Natal do PSD/Madeira, que reuniu cerca de mil militantes no Madeira Tecnopólo, segundo um comunicado.

Na oportunidade, fez questão de sublinhar que, além desta celebração natalícia, esta é também uma noite para celebrar a força, a vitória, a resiliência e a capacidade do PSD/Madeira continuar a merecer a total confiança do Madeirenses e Porto Santenses naquele que é o seu projecto político. Um projecto no qual está de “corpo e alma”, quer nas várias estruturas que lidera, quer a governar a Madeira, as Câmaras Municipais ou as Juntas de Freguesia, sempre em nome de uma “Madeira mais livre, mais próxima e mais autónoma”.

“Ao fim de 50 anos, o nosso PPD/PSD/Madeira está vivo, continua a liderar a nossa Região, continua a estar na vanguarda  das mudanças de que a Madeira precisa e continua a ter toda a confiança dos nossos concidadãos e tudo isto não acontece por acaso”, garantiu o líder dos social-democratas madeirenses.

Invocou o facto da Madeira “continuar a ser a região que mais cresceu economicamente e nos últimos trinta anos em Portugal, de ter quase duplicado o PIB em dez anos e de querer manter este caminho de progresso e desenvolvimento, contando, para esse efeito, “com a força e a capacidade dos nossos trabalhadores, das nossas famílias e das nossas empresas”.

Albuquerque falou ainda no Orçamento da Região que será apresentado na próxima segunda-feira, deixando claro que é também através deste Orçamento que a Madeira prosseguirá este seu caminho de prosperidade, continuando a dar o exemplo no que diz respeito às contas públicas e investindo fortemente na redução fiscal e nas políticas de devolução de rendimento às famílias, estando previsto devolver mais de 222 milhões de euros em 2026.

Paralelamente, prometeu, em 2026, a construção de mais Habitação em todos os concelhos será uma prioridade, assim como será prioritária a aposta nos sectores fundamentais de apoio aos mais vulneráveis e àqueles que mais precisam, seja através da construção de Lares e de unidades de cuidados continuados, seja através da melhoria e reforço dos apoios sociais, nomeadamente através do poder local.

“Sozinhos não conseguimos nada e vamos continuar a trabalhar, em conjunto, em prol do nosso bem comum, porque só unidos e só integrados num mesmo projecto político, o nosso, da autonomia e da social-democracia, é que vamos continuar a atingir os nossos objetivos”, frisou.  

“Neste momento e, graças a Deus, temos um Governo nacional que tem trabalhado com a Madeira e a verdade é que o Primeiro-Ministro cumpriu integralmente os seus compromissos orçamentais com a Madeira, porque cedeu e transferiu 79 milhões de euros do fundo de coesão a que nem tínhamos direito por causa desta idiota lei das finanças locais e ainda concedeu mais 78 milhões para a saúde”, assegurou ainda, o presidente do PSD/Madeira, lembrando que, neste momento, há um compromisso fundamental para esta revisão da Lei das Finanças Regionais e que, no próximo ano, em que se celebram os 50 anos da Autonomia, será apresentado perante as forças políticas nacionais um quadro de mudança constitucional.

“Temos de continuar a alargar os poderes e a capacidade do povo Madeirense decidir aquilo que é melhor para o seu futuro e isto implica o alargamento dos poderes constitucionais da nossa Região Autónoma” fundamentou, lembrando que é este o caminho que deve ser seguido para garantir não só o presente como um melhor futuro para as novas gerações.

Por seu turno, o secretário-geral do partido, disse: “Juntos, cumprimos os objectivos que tínhamos para 2025. Tivemos três grandes e gloriosas vitórias: as Regionais, as Nacionais e as Autárquicas, foram mais três vitórias consecutivas e não me canso de dizer que, desde 2019, já ganhamos 12 vezes e que isso se deve a todos vocês”.

José Prada afirmou que não existe nenhum Partido que já tenha ganho tantas vezes em tão poucos anos como o PSD/Madeira e que todas essas vitórias se devem “aos militantes que o PSD tem”, que diariamente “continuam a lutar pela Madeira e pelo partido” numa postura exemplar que reconheceu e agradeceu.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.