Comissão de Trabalhadores da RTP denuncia “escândalo” de profissionais da RTP-M “cedidos à Assembleia Regional”

Nas duas últimas reuniões que houve entre o Conselho de Administração (CA) e a Comissão de Trabalhadores (CT) da RTP foi abordada a questão dos profissionais da RTP-Madeira que foram cedidos à Assembleia Regional, mas que, na ótica da Comissão de Trabalhadores, “participam em atividades conflituantes com os serviços prestados pela empresa”.

A CT dá alguns exemplos de projetos que entram em concorrência direta com a RTP: trabalhar num outro canal, gravar publicidade, fazer reportagens, enviar e-mails a eventuais clientes disponibilizando uma espécie de portfólio de projetos paralelos com outras empresas…

Para a CT, “a cereja no topo do bolo” é que existem notícias publicadas no Diário “com fotografias dos trabalhadores da RTP em plena atividade concorrente e há também uma produtora cuja página de contacto apresenta unicamente o número de telemóvel de um desses colegas”.

Para a CT, “se o CA não tem conhecimento da situação, é porque não quer”.

Segundo o último boletim informativo da CT da RTP, na reunião de dezembro, o CA terá dito que se encontrava às escuras, mas que ia analisar a situação em conjunto com os Serviços Jurídicos e com os Recursos Humanos.

Já na reunião de fevereiro, o CA terá desvalorizado o caso, dizendo que tinha entrado em contacto com o diretor do Centro Regional da Madeira e que este terá garantido não ter qualquer conhecimento sobre o assunto.

A Comissão de Trabalhadores afirmou ter documentos que comprovavam as ditas atividades e sugeriu ao CA questionar o responsável e alguns colegas da Informação.

Entretanto, passaram-se várias semanas desde a reunião de fevereiro, os documentos terão sido enviados pela CT, o CA não terá questionado quem devia ter questionado e, segundo a Comissão de Trabalahdores, “a situação permanece na mesma: escandalosamente à vista de todos”.

Para a Comissão de Trabalhadores, o Conselho de Administração da RTP “deveria fazer uma advertência formal a estes colegas, no sentido de cessarem imediatamente as atividades concorrenciais com a RTP”.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.