Morreu o emigrante regressado da África do Sul, o “Said”…

A triste história do “Said”, o emigrante na África do Sul que, em má situação económica, quis regressar à Madeira para aqui residir, teve um novo e triste desenvolvimento: “Said” morreu ontem por volta da meia-noite e meia, no Hospital Dr. Nélio Mendonça. Estava internado depois de ter sofrido um AVC que o paralisara parcialmente.

A história de “Said” foi narrada pelo nosso repórter Rui Marote no artigo https://funchalnoticias.net/2023/12/11/da-africa-do-sul-para-a-sopa-do-cardoso/ publicado a 11 de Dezembro. Motivou um esclarecimento da Direcção Regional das Comunidades e foi motivo para nova reportagem a 14 de Dezembro, https://funchalnoticias.net/2023/12/14/a-triste-historia-do-said-e-os-esclarecimentos-oficiais/

O nosso repórter quis salvaguardar a identidade da pessoa em questão, não o expondo publicamente nesta situação difícil, e escolheu usar um pseudónimo que era o seu nome ao contrário: Dias. João Baptista Dias. Pensamos que agora não lhe fazemos um mau serviço ao revelá-lo. É dar rosto e identidade a um homem que, no final da vida, não teve o remanso que ambicionava na terra que o viu nascer.

Este conto é o retrato do outro lado, frequentemente cultivado e que ocupa mais espaço nos media: o dos emigrantes de sucesso. Neste caso, o reverso da medalha foi a pobreza, a solidão, a falta do apoio que a pessoa em questão entendia justo.

Há histórias de sucesso na emigração, e muitas histórias de insucesso, ignoradas. Esta foi mais uma dessas últimas. Que o “Said” descanse em paz…