Com o forte calor que se tem feito sentir ultimamente (mas provavelmente também com mão criminosa) a Madeira está novamente enfrentar uma situação muito problemática de incêndios florestais. O Serviço Regional de Protecção Civil fez hoje um balanço, no qual dá conta de que estão activos 3 focos de incêndio na Calheta, Porto Moniz e Câmara de Lobos, cujo combate está a envolver 127 operacionais de todos os Corpos de Bombeiros da Região e nada menos do que 42 veículos.
“Contamos igualmente com o apoio da PSP, GNR, Polícia Florestal, Cruz Vermelha Portuguesa, autarcas e Serviços Municipais de Protecção Civil”, refere a Protecção Civil regional.
Segundo o balanço de hoje, foram registados 12 atendimentos nos Centros de Saúde do Porto Moniz (8) e Calheta (4), referentes a situações ligeiras relacionadas com inalação de fumo e ansiedade, todos com alta clínica.
O Centro de Saúde do Porto Moniz estará, entretanto, aberto 24 horas, com a presença de 1 médico e 1 enfermeiro de serviço para prestar o apoio necessário à população.
Por outro lado, foram realizadas evacuações, de forma preventiva, nomeadamente, no Lar dos Lameiros, Hotel dos Prazeres, Escola da Raposeira, Centro de Saúde da Fajã da Ovelha, Centro de Saúde das Achadas da Cruz e Casa do Povo da Fajã da Ovelha.
Neste momento encontra-se também a ser feito um levantamento rigoroso dos danos causados a bens patrimoniais e ambientais, refere a PC.
A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, através da Força Especial de Protecção Civil, irá apoiar a Região, no que concerne ao reforço de recursos humanos, com a disponibilização de 55 operacionais que chegarão amanhã.
“Agradecemos à população pela sua prestação e colaboração com as entidades competentes e aos Agentes de Protecção Civil pelo excelente trabalho que têm vindo a realizar desde o dia 10 de Outubro”, refere o SRPC.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







