CNE arquiva queixa do PS contra Pedro Calado por causa da inauguração do ex-matadouro

O PS Madeira apresentou uma participação contra o Presidente da Câmara Municipal do Funchal, relativa à realização da inauguração do CCIF – Centro Cultural e de Investigação do Funchal, no dia 15 de setembro.

Pedro Calado foi notificado para se pronunciar sobre o teor da participação apresentada, tendo alegado que «não é candidato», que «o dever de neutralidade das entidades públicas em período eleitoral, não pode ser entendido como incompatível com a normal prossecução das suas funções», que «a presente inauguração não tem qualquer ligação com as eleições Regionais marcadas para o próximo dia 24 de Setembro», que foram convidadas diversas entidades públicas para o evento «de todos os quadrantes políticos», que «todos os partidos políticos, sem excepção, foram também convidados para participar na citada inauguração», que « o Município encontrava-se impossibilitado de realizar a abertura do CCIF antes de 6 de setembro de 2023, uma vez que a licença de funcionamento do espaço, emitida pela Direção Regional da Cultura, foi apenas recebida na referida data.»

A CNE apreciou o caso e conlcuiu que o envio de um convite para uma inauguração não constitui uma violação dos deveres de neutralidade e de imparcialidade a que estão vinculadas as entidades públicas.

A CNE arquivou a queixa.

“Não havendo proibição expressa no ordenamento jurídico que impeça a realização destes eventos, caberá ao seu promotor – Presidente da Câmara Municipal do Funchal – e a todos aquelas que nele participem e que se encontram vinculados aos especiais deveres de neutralidade e de imparcialidade adotarem uma postura isenta, que não seja suscetível de interferir no processo de formação de vontade dos eleitores, cumprindo escrupulosamente os deveres de neutralidade e de imparcialidade a que estão vinculados”, revela a CNE.

“No ordenamento jurídico, não existe previsão legal que impeça os titulares de cargos públicos de promoverem atos públicos como as inaugurações”, remata.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.